O grupo teatral Tempus de Picos estará se apresentando hoje (13), às 19h, no Teatro João Paulo II, o espetáculo "Um sonho de liberdade ou a República dos Sonhos".Com texto e direção de Robson Lima, a peça aborda de forma alegórica e bem divertida fatos da História do Brasil.
O espetáculo faz uma discussão irônica em torno da história política brasileira, a partir da queda da Monarquia em 1889 e a Proclamação da República que foi implantada no Brasil como um ideal que traria justiça e felicidade a todos os brasileiros. Destaca a "Política do Café com leite" e a deturpação do ideal republicano que perdura até o período da ditadura civil-militar.
Promove também uma discussão em torno dos variados movimentos juvenis das décadas de 1960 e 1970 (a juventude política engajada, a geração iê, iê, iê da jovem guarda e a contracultura dos desbundados) e a luta por liberdade política, social e cultural.
O Grupo teatral TEMPUS (Teatro Experimental Universitário em Estudos Históricos) é um Projeto de Extensão cadastrado na UFPI/CSHNB/PREX em atividade na cidade de Picos desde junho de 2013. Formado por estudantes universitários dos cursos de História, Administração e Nutrição.
Desenvolve pesquisas teórico-práticas articulando História e Teatro por meio de exercícios de interpretação teatral, relaxamento e de técnica vocal. Tem como uma das suas finalidades o fomento do gosto pelas artes cênicas e a discussão crítica de temas históricos articulados com a com a realidade presente. O grupo teatral TEMPUS estreou no dia 1º de julho de 2013 no campus da UFPI em Picos com a peça "As memórias de Brás Cubas". O grupo é coordenado e dirigido pelo professor e ator Raimundo Lima (Robson Lima).
Diário do Povo