Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Centro de Zoonoses apreende em média 10 cachorros de rua por dia

Publicado em 22/10/2013
Por Jailson Dias
0dce1312c4b322d0f81d5f1759db.jpg
0dce1312c4b322d0f81d5f1759db.jpg
Carrocinha estava cheia de animais apreebndidos nas ruas/Jailson Dias

Há pelo menos dois meses o Centro de Zoonoses de Picos voltou a fazer a apreensão de animais soltos pelas vias públicas, serviço que passou por um longo tempo paralisado, o que motivou muitas críticas da população, mas agora que o serviço foi restabelecido, os quatro profissionais que trabalham na “carrocinha” têm apreendido em média 10 cachorros de rua por dia.

Os prestadores trabalham apenas pela manhã e depois de completarem o expediente matutino retornam para o Centro de Zoonoses localizado no bairro Parque de Exposição. Lá os animais são colocados em canis à espera de que um possível dono venha reclamá-los, ou, sejam adotados. Caso isso não aconteçam os animais são sacrificados após alguns dias.

Segundo informações de um laçador, se o animal estiver doente, com raiva ou calazar, doença mais comum em Picos, ele será sacrificado tão logo chegue ao Centro de Zoonoses uma vez que nada mais pode ser feito. A constatação de que o cachorro está com calazar, temida doença que pode afetar humanos, é feita pelos agentes comunitários de saúde, em apenas 15 minutos eles sabem dizer o estado de saúde do animal.

Em alguns casos mais tristes os serviços da “carrocinha” são solicitados pelo dono de um animal de estimação que não mais o deseja. Nesse caso também deve ocorrer o sacrifício. Caso alguém deseje adotar um cachorro deve entrar em contato com o Centro de Zoonoses através do telefone: (89) 3422-8545.

Comentários