Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

PEC do Diploma deve ir a voto na terça-feira

Publicado em 20/10/2013
Por Marta Soares
8e35e1ec3549b2162c03b6765699.jpg
8e35e1ec3549b2162c03b6765699.jpg
Cartaz da campanha/Reprodução
A PEC 206/2012 poderá ir à votação na sessão da Comissão de Constituição, de Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados na próxima terça-feira, dia 12. A FENAJ está convocando os Sindicatos de Jornalistas e apoiadores da Campanha em Defesa do Diploma a novo esforço de sensibilização dos membros da CCJC para a aprovação da proposta.
 
A PEC 206/2012 tramita na Câmara dos Deputados em regime especial, tendo em vista que foi aprovada no Senado. "Como se trata de uma PEC, e não de um projeto de Lei, se for aprovada sem alterações na CCJC, poderá ir para votação direto em plenário", esclarece o diretor de relações institucionais da FENAJ, José Carlos Torves.
 
No dia 30 de outubro, a proposta foi a debate na CCJC por iniciativa do deputado Esperidião Amin (PP/SC), que solicitou a inversão da pauta. Atuando com relator substituto, ele leu o parecer do relator, deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA), favorável à admissibilidade da matéria, e solicitou a votação, que não ocorreu devido ao pedido de vistas de Sérgio Zveiter. Como o parlamentar emitiu seu parecer no dia 05 de novembro, também favorável e sem alteração do texto, a PEC já pode ir a voto na próxima sessão da Comissão.
 
Valci Zuculoto, diretora da FENAJ e uma das coordenadoras da Campanha em Defesa do Diploma, adianta que os Sindicatos de Jornalistas e apoiadores da proposta estão sendo convocados à mobilização. "Estamos enviando carta circular com a orientação para que os membros da CCJC sejam novamente contatados nos estados", diz. A orientação é de solicitação para que os parlamentares comparecerem à sessão da Comissão na próxima terça-feira e aprovem a matéria sem alteração no texto. Os Sindicatos e a FENAJ publicarão em seus sites o "Placar do Diploma", apontando o posicionamento de cada parlamentar quando a PEC for votada.
 
Picos
Através das redes sociais o Jornalista Orlando Berti, convocou os colegas para que cobrem da bancada de deputados federais piauienses uma posição de apoio à esta PEC:
 
 
O texto diz:
 
URGENTE! PEC DO DIPLOMA DE JORNALISTA
Acabamos de receber do presidente do Sindicato dos Jornalistas do Piauí, José Olímpio Castro:

"PEC DO DIPLOMA
Tramitando em regime de urgência na Câmara dos Deputados, pois já passou pelo crivo do Senado, a PEC 206/2012 volta na próxima terça-feira (12) à pauta da Comissão de Constituição e Justiça. Se for aprovada, sem alterações, vai direto ao plenário para votação. Jornalistas e estudantes de jornalismo devem fazer contato com os deputados federais piauiense pedindo que votem a favor da PEC do Diploma. O Piauí tem dois deputados na CCJ da Câmara: Nazareno Fonteles (PT) e Paes Landim (PTB)."
 
 
Orlando Berti é Jornalista, professor efetivo (Assistente II – DE), pesquisador e extensionista do curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo da UESPI – Universidade Estadual do Piauí. Estuda atualmente fenômenos comunicacionais ligados ao Sertão nordestino. Ex-professor e pesquisador dos cursos de Jornalismo da UESPI de Picos e da Faculdade R.Sá. É estudante do último ano do Doutorado em Comunicação Social na UMESP – Universidade Metodista de São Paulo, por onde também é mestre na mesma área. Fez recentemente estágio doutoral na Universidad de Málaga, na Espanha.
 
FENAJ
Comentários