Sábado, 19 de Abril de 2025

Vendas podem aumentar 20% no final do ano

Publicado em 13/12/2012
Por Jailson Dias
76294615432ffd24a666592c150b.jpg
76294615432ffd24a666592c150b.jpg
Comércios estão cheios nesse final de ano./Jailson Dias

Mesmo com os terríveis efeitos da seca que tem assolado a região Nordeste neste ano de 2012, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), empresário Cláudio Galeno, informou que as vendas de Natal em Picos devem crescer em torno de 20% com relação ao mesmo período do ano passado. Ele se baseia nos dados das vendas ao longo do ano, quando a única queda verificada ocorreu no mês de setembro, um número relativamente pequeno, algo em torno de 5%.

“Tivemos uma pequena queda no mês de setembro, o mês de outubro já começou a reagir, em novembro continuou e estamos prevendo para dezembro um crescimento de 15% a 20% com relação ao ano passado. A queda de setembro foi relativamente pequena, se você fosse ver as condições do momento, as eleições e a seca”, explicou o empresário.

O período eleitoral, especialmente o mês anterior ao dia da votação, representa um impacto negativo nas vendas uma vez que as pessoas se voltam para as campanhas políticas.

O presidente da CDL explica que os setores mais procurados pelos clientes são o de presentes, brinquedos, calçados, confecções, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis e até material de construções, pois as pessoas aproveitam o 13° para reformar as suas casas. O segmento de serviços também cresce consideravelmente, uma vez que há um aumento nas festas.

“Há muitas solicitações de festas e coquetéis, bares e restaurantes também aumentam suas vendas, é um conjunto de segmentos que se desenvolvem, raramente você vai encontrar um segmento desses que não cresça”, comentou o empresário.

Com relação às contratações temporárias, Cláudio Galeno disse ter sido informado de que 50 pessoas já teriam sido contratadas por empresas picoenses.

A previsão da CDL é de que até 200 pessoas venham a conquistar uma vaga temporária no mercado de trabalho no final do ano. Nesse caso, os funcionários são admitidos por um tempo de serviço de 90 dias, caso não permaneça, não há prejuízo para o contratante. Desempenhando um bom trabalho pode continuar na empresa e ter sua carteira de trabalho assinada.

Uma das principais preocupações do setor comercial em períodos como o Natal, é a inadimplência dos clientes, quanto a isso, Cláudio Galeno informa que houve uma redução desses números no ano de 2012. “Aumentou muito a recuperação através do SPC (Sistema de Proteção do Crédito), clientes que voltaram a comprar, deixaram de ser negativados e voltaram a comprar”, comemorou.

Comentários