Sábado, 05 de Outubro de 2024

Futebol feminino: Picos vira sobre São Paulo e fatura Copa Piauí

Publicado em 20/10/2013
Por Marta Soares
1411e77a6907151df24b6cbe9552.jpg
1411e77a6907151df24b6cbe9552.jpg
Visivelmente emocionada, atacante Ceará dedica conquista do título aos pais/Renan Morais
O Picos aprendeu a se comportar feito víbora: recuou a postura para dar o bote logo em seguida. Foi assim que a equipe se postou diante do São Paulo Star Pink na decisão da Copa Piauí Feminina. Com vitória de virada por 3 a 1, o Zangão faturou, nesta quinta, o primeiro título estadual de sua carreira. A partida foi realizada no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina.
 
A atacante Ceará foi a protagonista da noite. Com dois gols tirados da cartola, a jogadora deu ao pai e ao irmão, torcedores de plantão na arquibancada, o presente do ano. Josikelle marcou o gol solitário do São Paulo Star Pink bem no início da partida e afligiu o time picoense. Pelo menos por pouco tempo.
 
Na verdade, o sucesso obtido com o gol apenas valorizou a volta por cima do Picos, que evoluiu na competição e, no fim, ganhou o direito de representar o Piauí na Copa do Brasil do ano que vem.
 
Ceará desequilibra o duelo
Quem viu a atacante Josikelle abrir o placar com menos de três minutos de jogo mal imaginava quanta história seria escrita no restante da partida. A vantagem adquirida pelo São Paulo Star Pink nos pés da camisa 11 apimentou a disputa particular com o Picos pelo título.
 
Enquanto o São Paulo rondou a grande área adversária durante quase todo o primeiro tempo, o Picos aproveitava as oportunidades para dar o contra golpe. Em rápida jogada pela lateral esquerda do gol, a atacante Ceará fez jogada individual e arriscou o primeiro chute ao gol. Com sucesso. A igualdade no placar, ainda aos 12 minutos do primeiro tempo, ficou marcada pela dancinha na comemoração do gol puxada pela jogadora.
 
O ritmo de festa continuou e com bola no fundo das redes. Ceará fez o que mais sabe, no maior estilo velocista e arrancou, colocou a bola na frente da zagueira, deixou a adversária para trás e chutou para virar o placar. O gol mudou o panorama do jogo e redistribuiu a pressão no gramado do estádio Lindolfo Monteiro.
 
São Paulo mantém maior posse de bola no início do primeiro tempo, mas peca na cobertura da defesa, vulnerável as arrancadas da atacante Ceará 
 
Jogo esfria e Picos administra vantagem
As jogadas em velocidade de Ceará, por sinal, deu a tônica dos instantes iniciais do segundo tempo. Com insistentes bolas enfiadas nas costas da defesa do São Paulo, o meio campo do Picos encontrou os atalhos até o gol. Em uma das investidas, a goleadora recebeu carrinho por trás dentro da grande área, mas o juiz mandou o lance seguir e teve que ouvir bastante reclamação vinda das arquibancadas.
 
O ritmo morno que imperou na partida por conta do evidente cansaço das jogadoras fez cair a produção de jogadas ofensivas. Quando não chegava pelo meio do campo, os times investiam nas bolas paradas, a maioria delas em cobrança de falta.
 
A cereja que faltava no bolo foi posta faltando apenas cinco minutos para o apito final. Em novo contra ataque, o Picos pegou a defesa do São Paulo em desvantagem numérica e arrematou o jogo. Mesmo com Ceará a menos de dois metros de distância, foi a meio campo Vilma quem recebeu o último passe e ajeitou para marcar o terceiro gol da equipe campeã da Copa Piauí 2013.
 
Globo Esporte
Comentários