A Prefeitura de Paquetá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 31 de março, a VII Conferência Municipal de Saúde com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia”.
Confira AQUI mais imagens!
A Conferência aconteceu na Quadra Poliesportiva Francisco Rodrigues da Silva e teve como objetivo reafirmar, fortalecer e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento teve início com o credenciamento dos participantes, seguido pela leitura e aprovação do regimento e entoação do Hino Municipal e Estadual.
Momento do credenciamento
Logo após, a conferencista Virginia Gonçalves Portela realizou uma palestra como tema “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”.
Virginia Portela, conferêncista
A programação continuou com um momento de debates, seguido por uma segunda palestra por meio de Lorena da Rocha Barros Sousa, que explicou sobre “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”.
Ainda pela manhã, a conferencista Maria da Conceição Portela Leal, explanou sobre o tema central da plenária.
Pela tarde, foi realizada uma palestra sobre a temática “Amanhã será outro dia para todas as pessoas, através da Enfermeira Dinah Alencar Melo de Araújo, debates e trabalho em grupos.
O evento foi encerrado com a plenária final, aprovação das diretrizes e escolha dos delegados que irão representar o munícipio na VII Conferência Estadual de Saúde do Piauí.
O prefeito de Paquetá do Piauí, Dr. Cleyton Barros destacou a importância de eventos como a Conferência.
“Essa conferência foi de suma importância, pois nós tivemos um debate em relação a defesa do SUS, que é o que nos orienta em relação à saúde básica do nosso munícipio, por isso, é importante trazer temas que podem fortalecer a saúde de Paquetá em todas as áreas. Esse debate nos ajuda a fazer uma análise sobre a realidade do nosso munícipio, vermos nossos defeitos e onde estamos acertando e errando, para podermos crescer juntos’, disse o prefeito.
Dr. Clayton Barros, prefeito de Paquetá do Piauí
O secretário de saúde, Marcos Valério, falou sobre o papel da população para a criação de ideias e propostas que irão melhor saúde do munícipio.
Marcos Valério, secretário de saúde
“Esse é um momento importante porque aqui a população, os gestores e representantes de comunidades se reúnem para programar os próximos anos de gestão e aqui nós iremos construir um SUS cada vez melhor para o munícipio. Ninguém melhor do que a população para trazer ideias, propostas, diretrizes para que juntos possamos montar um documento norteador para trabalhar questões relacionadas a saúde”, disse o secretário.