Sábado, 05 de Outubro de 2024

Plenária Municipal de Saúde é realizada em Fronteiras

Publicado em 01/04/2023
Por Redação
FA-IMG-07cf1f253f672b729283.jpg
FA-IMG-07cf1f253f672b729283.jpg
Momento de abertura do evento/Ascom

Na manhã desta sexta-feira, 31 de março, a Prefeitura de Fronteiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma plenária Municipal de Saúde, com o tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser Outro Dia”.

O evento foi realizado no auditório do "Dona Quinô", anexo da Secretaria Municipal de Saúde, e teve início com o credenciamento dos participantes, seguido com um café da manhã.

Logo após, foi realizada a formação da mesa de honra, que contou com a presença do prefeito municipal de Fronteiras, Eudes Agripino Ribeiro; a primeira-dama e secretária municipal de Educação, Zildênia Ribeiro; Secretário de Saúde, Antônio Rosalvo Bezerra Neto; a superintendente da Atenção Básica e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jane Caroline Bezerra Cortez; o vereador, Luiz Angel, representando a Câmara Municipal; a secretária de Assistência Social, Eudiná Ribeiro; o médico da ESF, Dr. Wirlen Bezerra; a palestrante convidada, Lenara Carvalho.

Além destes, o evento contou com a presença de secretários municipais, profissionais da Saúde, e a população em geral.

Na oportunidade, a cerimonialista Mayara Gomes, integrante da empresa ANAP,  discorreu sobre a importância do SUS à nível nacional, estadual e municipal.

Logo após, foi proferido um cordel pela Dra. Daiane Soares, seguido pela leitura do regimento interno pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jane Caroline Bezerra Cortez, que foi aprovado pelos participantes presentes. Após a aprovação, a presidente declarou aberta à Plenária Municipal de Saúde.

Na ocasião, a assistente social, Lenara Carvalho, ministrou a palestra Magna, abordando o tema central do evento.

Palestrante Lenara Carvalho

Em seguida, foi realizada a divisão dos grupos, para debater os quatro eixos centrais que foram: O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o sus, a vida e a democracia; Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Os eixos foram debatidos como forma de elaborar propostas, que foram votadas e aprovadas para serem implementadas no Plano Final.

Na plenária, também foi realizada a escolha dos delegados que irão representar o município na Plenária Macrorregional, na Conferência Estadual de Saúde e na 17° Conferência Nacional de Saúde.

Delegadas representantes dos usuários do SUS

Delegados representantes dos profissionais de saúde

Delegadas representantes da gestão municipal

Ao final do evento, foram entregues certificados para todos os participantes.

Veja mais fotos:








 

Comentários