Sábado, 05 de Outubro de 2024

Crianças e adolescentes de Fronteiras se divertem com apresentação de Teatro de Bonecos

Publicado em 28/03/2023
Por Redação
FA-IMG-1a7b5d9c00eb5c65e337.jpg
FA-IMG-1a7b5d9c00eb5c65e337.jpg
Apresentações levaram alegria para crianças e adolescentes/Eduardo Sá

A Prefeitura de Fronteiras, através das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social e Cidadania, na pessoa do prefeito Eudes Agripino e das secretárias de Educação, Zildênia Ribeiro, e de Assistência Social, Eudiná Ribeiro, realizou nesta segunda-feira, 27 de março, dia em que se comemora o Dia do Circo, apresentações com teatro de bonecos.

Confira AQUI mais imagens!

As apresentações aconteceram às 10h e às 14h, na sede do CRAS, para as crianças atendidas pelo CRAS, programa Criança Feliz e para os Jovens do NUCA, e também, às 16h, para as crianças do Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho.

“As posses de João Redondo”, uma peça escrita e apresentada pelo professor Grasiane Sá, marcou o início da execução do projeto Bonecos do Bem em Fronteiras-PI. O projeto utiliza bonecos, como mamulengos e ventríloquos, para contação de histórias na educação municipal.

Durante o ano de 2023 um cronograma de oficinas e apresentações será executado com alunos das escolas da rede municipal de ensino de Fronteiras. Durante as oficinas, alunos e professores aprenderão a construir e manusear os bonecos e assim, contar histórias em sala de aula, a partir dos conteúdos ministrados em todas as disciplinas da grade curricular.   

 

Além da peça contata pelos mamulengos, o boneco Tito encantou a criançada. O ventríloquo foi criado pelo professor Grasiane e é utilizado nas apresentações para falar sobre amor, respeito, obediência e outros ensinamentos. A ventriloquia é a arte de falar através do ventre e é uma cultura mais comum na América do Norte. Diferente dos mamulengos que fazem parte da cultura popular do Nordeste do Brasil. Mamulengo é um tipo de boneco simples construído a partir de madeira leve como o mulungu feito os acabamentos em tecido, cola, tinta acrílica e verniz. E que para ser apresentado, usa-se um palco em também chamado de empanada.  

Para o idealizador do projeto Bonecos do Bem, esse contato do teatro de bonecos para as crianças e adolescentes, além de permitir um maior estímulo à imaginação, contribui com o aprendizado, uma vez que as peças apresentadas sempre estarão falando de valores necessários ao desenvolvimento pessoal. “A plateia tem a oportunidade de aprender brincando, se divertindo enquanto tem esse contato com uma cultura bem típica do Nordeste”, destacou Grasiane Sá.

Grasiane Sá, idealizador do projeto

Presente durante a apresentação no CRAS, o prefeito Eudes Ribeiro falou sobre o momento. “Uma peça com bonecos que certamente irá proporcionar as crianças assistidas pelo CRAS e da rede municipal de ensino momentos de descontração. É uma cultura inovadora para a gente e nós queremos que seja implantada dentro de nosso município”, destacou o gestor.

Prefeito Eudes e a primeira-dama acompanharam apresentações

A adolescente Marjore Silva, destacou a apresentação de bonecos como divertida e atrativa, pois segundo ela, despertou interesse das crianças e dos adultos em assistir. “Agradeço ao prefeito Eudes por estar trazendo para o nosso município projetos como este que permite para todos nós o acesso a novas culturas”, finalizou.

Adolescente Marjore Silva

 

 

Comentários