Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

B-R-O BRÓ exige mais cuidados com animais de estimação

Publicado em 19/10/2013
Por Marta Soares
2c00a8820461368dc5b920b2fa7c.jpg
2c00a8820461368dc5b920b2fa7c.jpg
Uma das dicas é tosar o pelo dos animais/Marta Soares
Os animais de estimação, como cães e gatos, sentem tanto ou até mais calor que os seres humanos. Por isso, necessitam de alguns cuidados especiais nesta época do ano. Se em dias muito quentes, as pessoas procuram aliviar a sensação de calor com roupas leves, banhos, bebidas e geladas, você já parou para pensar como se sentem os animas de estimação nesses dias? 
 
O Folha Atual procurou o Pet Shop "Casa do Criador", que funciona no bairro Junco, e conversou com a veterinária Aline Pires. Ela nos deu dicas valiosas:
 
1. Deixe água fresca e, se possível, resfriada (não gelada), no bebedouro do cão. Vá trocando durante o dia. 
 
2. Não passeie com o animal nos horários quentes do dia. Além do calor, ele pode queimar as patas no piso. Leve-o para a rua em momentos mais frescos (início e final da tarde) e ande em lugares sombreados.
 
3. Nunca deixe o cão preso dentro do carro, mesmo se os vidros ficarem semiabertos. O animal pode superaquecer e passar mal.
 
4. Não use focinheiras fechadas para passear com o cachorro. Se tiver que utilizá-las, opte por modelos arejados que permitam que o cão fique com a boca aberta em seu interior.
 
5. Se a raça de seu cão pode ser tosada, diminua bastante a pelagem dele nos períodos mais quentes.
 
6. Observe que o local onde o cachorro fica tenha sempre uma parte sombreada durante o dia, independente da casinha de cachorro. Esta é um local extremamente quente para o cão ficar sob o sol.
 
7. Se o seu cão estiver extremamente ofegante num dia quente, dê um banho frio para diminuir sua temperatura. Ou molhe seu corpo para refrescá-lo.
 
Os sinais que nos mostram que o animal está com muito calor são bem fáceis de observar: boca aberta e respiração ofegante, deitar-se em locais com piso frio com as patas traseiras abertas, beber muita água (nos dias quentes) e procurar sempre a sombra. 
 
Comentários