Domingo, 06 de Outubro de 2024

Presidente da Câmara de Picos desaprova atitude de vereadores que quase trocam socos durante Sessão

Publicado em 11/03/2023
Por Redação
FA-IMG-870bb6046020351c7a9d.jpg
FA-IMG-870bb6046020351c7a9d.jpg
Eriberto Barros, presidente da Câmara de Picos/Folha Atual

Em entrevista concedida ao Folha Atual na manhã desta sexta-feira, 10 de março, o presidente da Câmara Municipal de Picos, Eriberto Barros, reprovou qualquer tipo de desentendimento e confusão no Plenário Municipal.

De acordo com o presidente, é comum existir discordâncias de projetos entre os vereadores do município, mas é inaceitável a evolução para comportamentos agressivos, pois prejudica o pleno funcionamento do Poder Legislativo.

A fala de Eriberto Barros faz referência ao ocorrido na sessão ordinária desta quinta-feira, 09, onde os vereadores Marcos Buriti e Pedro Pio se exaltaram durante uma discussão, precisando ser segurados pelos demais vereadores presentes, como forma de impedir que o momento evoluísse para uma possível agressão física. O acontecido resultou no encerramento da sessão.

“É natural que em um Plenário como este, onde há uma pluralidade de ideias e discussões, possam haver discordâncias, e isso é importante para a evolução da legislatura, no entanto, a gente não pode deixar que desentendimentos possam evoluir para formas mais acaloradas de discussões. Eu discordo de qualquer desvirtuamento que possa acontecer em um mandato parlamentar, essa casa tem que prezar pela harmonia e pela ética, e a gente não pode aceitar passivamente situações como essa”, afirmou o vereador e presidente da Câmara, Eriberto Barros.

O presidente destacou ainda que o fato será levado ao Conselho de Ética para as providências cabíveis. “O Conselho de Ética da Câmara já está em processo do comportamento dos dois parlamentares, para que a gente possa ver quais medidas possíveis podem ser tomadas para evitar que discussões desse tipo possam se repetir nesta Casa”, completou.

Em entrevista a nossa reportagem no dia seguinte, os vereadores Marcos Buriti e Pedro Pio pediram desculpas à população picoense, ocasião em que se justificaram pelo ocorrido.

Vereador Marcos Buriti

Vereador Pedro Pio

O presidente da Casa Legislativa divulgou uma nota onde lamentou o ocorrido e reafirmou o compromisso com a ética, a moral e o decoro parlamentar, além de destacar a importância do diálogo e do debate saudável entre parlamentares.

Veja a nota completa:

"A Câmara Municipal de Picos vem a público manifestar sua preocupação e desaprovação com o ocorrido na sessão realizada no dia 09/03/2023, onde dois parlamentares se exaltaram durante uma discussão, culminando no encerramento da sessão. Tal comportamento é inaceitável e prejudica o pleno funcionamento do Poder Legislativo.

Informamos que o fato será levado ao Conselho de Ética desta Casa para as providências cabíveis. Reafirmamos o nosso compromisso com a ética, a moral e o decoro parlamentar, zelando sempre pelo interesse público e pelo respeito às instituições democráticas.

Por fim, reiteramos a importância do diálogo e do debate saudável entre os parlamentares, em busca de soluções efetivas e democráticas para as demandas da sociedade. A Câmara Municipal de Picos continuará atuando de forma responsável e transparente, visando sempre o bem-estar da população."

Eriberto Barros – Presidente da Câmara de Picos

Comentários