Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Cooperativa pede impugnação de processo licitatório do Governo do Estado

Publicado em 15/10/2013
Por Jailson Dias
9b6221fd49c819dd84679dc5f822.jpg
9b6221fd49c819dd84679dc5f822.jpg
/

A Cooperativa dos Condutores Autônomos de Veículos (COOCAVEP) entrou com um processo junto ao Tribunal de Justiça pedindo a impugnação do edital de licitação lançado pela Secretaria Estadual de Transportes do Piauí. Para o presidente da COOCAVEP, Joaquim Guedes existem irregularidades no processo, destacando-se a possibilidade de deixar os proprietários de veículos de lotação desempregados.

Joaquim Guedes entende que o edital é injusto, pois permitiria que novatos concorressem em igualdade com motoristas que atualmente exploram determinadas linhas de transporte de passageiros no Piauí.

Para o presidente o edital coloca os perueiros em uma situação difícil uma vez que muitos ainda estão pagando os veículos de onde retiram o sustento. “O que nós queremos é que dentro de um novo processo, a gente possa estar garantindo a permanência de trabalho para aquele que esteja regularizado no estado e abrindo a possibilidade para aquele que queira fazer parte do sistema”, declarou.

Atualmente a COOCAVEP conta com 90 perueiros associados e conseguiu, recentemente, abrir mais 103 vagas para a exploração do transporte de passageiro na região de Picos. Apesar disso Joaquim Guedes entende que há municípios com capacidade para mais vagas para o transporte de passageiros em veículos de lotação sem que haja prejuízo para os transportes convencionais.

“Apenas 40 perueiros concorreram a licitação no Estado, e isso se deve ao descrédito pelo fato de o governo não cumprir a parte dele no contrato”, protestou Joaquim Guedes.

Os perueiros circulam amparados em decretos do governo do estado. Os contratos assinados anteriormente se exauriram no ano de 2004. Os novos contratos terão durabilidade de dez anos, podendo ser prorrogado por mais dez anos. Quando de uma das últimas visitas de Wilson Martins a Picos, a cooperativa entregou ao governador um documento em que deixava claro a insatisfação dos perueiros quanto ao processo de licitação do estado.

Comentários