Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Neurocirurgia de Floriano, implantada por Dr Francisco, completa 6 anos

Publicado em 23/02/2023
Por Redação
FA-IMG-e435aae5519512cf46bb.png
FA-IMG-e435aae5519512cf46bb.png
Neurocirurgia/CCOM

Em seis anos, cerca de 20 mil atendimentos que salvaram milhares de vidas na região de Floriano são os números contabilizados pelo serviço de Neurocirurgia do Hospital Regional Tibério Nunes (HRTN).

“A assistência imediata, no momento em que as pessoas mais precisam, tem possibilitado diagnóstico e tratamento mais rápidos, reduzindo a mortalidade e sequelas, e evitando, na grande maioria dos casos, a necessidade de transferência de pacientes para a capital Teresina, diminuindo os custos da saúde pública”, avalia o deputado federal Dr Francisco, que implantou o serviço em 2017, quando era secretário de saúde e continuou articulando recursos para manter e modernizar o atendimento nos anos seguintes, através do mandato de deputado.


Deputado federal, Dr. Francisco

De lá para cá, a neurologia de Floriano já realizou 1.188 cirurgias e 3.037 internações em enfermaria e UTI de adultos e crianças, além dos atendimentos de urgência e emergência, consultas ambulatoriais, pareceres e exames. Somente em 2022, segundo dados da equipe, coordenada pelo médico Cleciton Tavares, foram mais de 3.600 atendimentos, tudo realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Telemedicina

Também foi viabilizado na gestão de Dr Francisco, o serviço de telemedicina que está sendo usado pelos profissionais do HRTN para auxiliar os colegas do Hospital Regional Cândido Ferraz, do município de São Raimundo Nonato, há 14 meses. Neste período, foram realizados 231 atendimentos, sendo que 165 pacientes – mais de 70% dos atendidos - não precisaram ser transferidos para a avaliação da equipe presencial de neurocirurgia em Floriano, que fica a 277 km de distância.  Isso significa “redução de gastos com transporte, combustível e equipes de remoção, diminuição da ocupação do HRTN e, o principal, permitiu que todos estes pacientes ficassem em suas localidades e com suas famílias. Este é o projeto com o melhor custo benefício que a neurocirurgia oferece na minha opinião”, diz Tavares.

Até 2017, Teresina era a única referência nesta especialidade no Piauí. Hoje, Floriano é referência para o sul do estado e o governo estadual implantou o serviço também em Picos e Parnaíba.



Fonte: Ascom

Comentários