A escola de samba Mocidade Alegre foi a campeã do Carnaval 2023 de São Paulo. A escola teve Yasuke como enredo, desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira, estreante na escola. Com 270 pontos, a agremiação narrou a história de um imigrante africano no Japão que tornou-se samurai no século 16
A apresentação contou com a presença de famosos no desfile. Thelma Assis, campeã do BBB21, completou 18 anos na escola e carregou o brasão da agremiação no desfile. "Representei a ancestralidade do Yasuke e desfilo à frente do abre-alas. Eu, como mulher preta, sempre falo da necessidade de nós ocuparmos todos os lugares", disse para Quem.
Em um dos carros alegóricos, a cantora Linn da Quebrada e o ex-BBB João Luiz Pedrosa foram destaques. A comissão de frente da escola contou com o ator Taiguara Nazareth. "Já havia desfilado pela Mocidade em anos anteriores, mas este foi especial. Representei Yasuke, que é um samurai negro, um dos maiores samurais da história. Os ensaios foram bem desafiadores para a comissão de frente. Não é apenas interpretação e balé. Neste ano, precisamos de muita técnica. Carreguei uma alegoria de uns 30 quilos. Teve dia que o ensaio acabou às 2h da manhã", afirmou.
Com a conquista do título em 2023, a Mocidade Alegre quebra o jejum de nove anos. A agremiação havia ficado com o segundo lugar em 2022.
Fonte: Revista Quem