Nos últimos dias o PSB, partido do governador Wilson Martins, sofreu uma possibilidade de debandada. Segundo informações do vereador Renato Ibiapino, além dele próprio, outros correligionários da legenda também estariam demonstrando interesse em buscar as novas agremiações criadas no país, com o Solidariedade (SDD) e o Pró. No entanto, um trabalho de articulação da deputada estadual Belê Medeiros (PSB) impediu a quase extinção da legenda na cidade de Picos.
Além de Renato, os vereadores Valdívia Santos e Rinaldinho levantaram a possibilidade de deixar o partido. Renato, que pretendia migrar para o Rede Sustentabilidade da Marina Silva, que não pode ser instituído por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), declarou que permaneceu no PSB uma vez que foi a Marina Silva quem buscou o partido socialista. “Seria uma incoerência muito grande se eu deixasse o PSB”, declarou.
Apesar da possibilidade de debandada dentro das fileiras do partido que denota problemas internos, Renato garante que os cinco vereadores, que fazem do PSB o maior partido dentro da Câmara Municipal, estão unidos, mesmo defendendo bandeiras diferentes. Iata Ânderson e Valdívia Santos compõe a bancada governista, Rinaldinho é oposição e Zé Luís e Renato se declaram “independentes”, usando como principal justificativa não possuir cargos na prefeitura.
Toda a bancada esteve reunida com a deputada Belê em Teresina, oportunidade em que a crise que quase esfacela o partido foi contornada. Renato garante que os cinco vereadores deverão se reunir mensalmente para acertar pontos e manter a “união”. “Vamos permanecer com essa base dos vereadores unida, com um só pensamento de crescer e desenvolver o nosso partido”, declarou.
Como se não bastasse as bandeiras diferentes defendidas na Câmara Municipal os vereadores picoenses ainda deverão apoiar deputados estaduais de outras agremiações. Segundo Renato, “tem vereador do PSB” que votará em Severo Eulálio Neto nas eleições de 2014.