Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Meteorologia alerta para a possibilidade de temporais com incidência de raios

Publicado em 15/10/2013
Por Marta Soares
fdb8040fd6fa8df7135c5983eaa6.jpg
fdb8040fd6fa8df7135c5983eaa6.jpg
Eugênio Lopes/Folha Atual
A chegada do mês de novembro representa a chegada de um clima mais ameno, temperaturas mais baixas, melhora da Umidade Relativa do Ar e possibilidade de início do período chuvoso. Esta é a expectativa do técnico em meteorologia, Eugênio Lopes, que em entrevista ao Folha Atual, afirmou que o choque das massas de ar quente e fria podem resultar em fortes temporais a partir do mês de novembro.
 
Segundo Lopes, nas últimas semanas as altas temperaturas permaneceram e a umidade relativa do ar também deixou muito a desejar. “Evidente que nos dias em que ocorrem a formação de nuvens, melhora bastante, mas a grande maioria dos dias ainda estão ensolarados e a temperatura máxima ainda está chegando aos 39º e a umidade relativa do ar sempre a baixo de 30%”, disse.
 
O mês de novembro é um mês naturalmente esperado, pois começam a ocorrer algumas chuvas passageiras, o que oferece mais conforto respiratório e ameniza o calor. Novembro é o período das primeiras chuvas, é o período do ano onde as massas de ar começam a se deslocar as massas polares e as frentes frias se aproximam do nordeste. Infelizmente essas chuvas esperadas para novembro ainda não são suficientes para o agricultor. Apenas em dezembro o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - irá se pronunciar sobre o início do inverno.
 
O técnico alerta para a chegada das primeiras chuvas: “Evidente que para novembro as chuvas serão passageiras, apenas pancadas de chuva, mas podem esperar por temporais, pois o ar está muito quente e o choque térmico será inevitável”. Com os temporais há maior incidência de queda de raios, por isso as pessoas devem ficar atentas e se protegerem. Eugênio recomenda que durante as tempestades as pessoas se afastem de objetos metálicos, se estiver em casa, desligar a energia elétrica da casa; se estiver na rua, se abrigar em locais seguros, o carro é um local ideal.
Comentários