Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Vereador Antônio Afonso deixa o PP e adere ao Solidariedade

Publicado em 14/10/2013
Por Jailson Dias
5123f23394bdc71c22b879428265.jpg
5123f23394bdc71c22b879428265.jpg
Antônio Afonso agora é correligionário do SDD/Jailson Dias

Depois de seis mandatos consecutivos pelo PP o vereador Antônio Afonso decidiu aceitar o convite do ex-deputado federal, José Maia Filho, o Mainha, e aderiu ao Solidariedade (SDD). Em entrevista exclusiva concedida ao Folha Atual, em sua casa, o vereador comentou que sua principal motivação foi a necessidade de mais liberdade política, acenando que nas eleições futuras poderá pleitear novos cargos, como prefeito ou vice-prefeito.

Antônio Afonso conta que não tinha liberdade de ação no PP, embora se isente de fazer críticas diretas ao senador Ciro Nogueira (PP/PI). Ele alega que em um partido grande sempre há a quem prestar contas e informar sobre quais os passos que deverão ser dados.

Antônio Afonso, por enquanto, é o único representante do SDD na cidade de Picos. O parlamentar garante que a agremiação nasce sob a égide da oposição, uma vez que ele é oposição ao prefeito Kléber Eulálio na Câmara Municipal. Os vereadores Rinaldinho, Zé Luís e Valdívia Santos, todos do PSB, chegaram a cogitar a possibilidade de ingressar no SDD, mas um trabalho de articulação da deputada estadual Belê Medeiros (PSB) impediu que isso acontecesse.

Antônio Afonso, que deverá participar de uma reunião no dia 10 de novembro em Teresina, informa que dentro em breve abrirá uma campanha de filiação na cidade de Picos para atrair novos membros e fundar um diretório municipal do Solidariedade.

Com 53 anos o vereador é conhecido pelo trabalho “social” que desempenha na cidade, e porpouco usar a tribuna da Câmara Municipal durante as sessões originárias. Por 20 anos ele integrou o grupo do ex-prefeito José Neri de Sousa, desde a sua primeira eleição em 1992.

O vereador relata que sua primeira grande mágoa com o grupo ocorreu em 2008, quando estava cotado para ser o candidato a prefeito do PP, mas na convenção decidiu-se pelo nove de Zé Neri, cujos votos não chegaram se quer ser computados. Ele alega que ainda votou em Zé Neri naquele pleito, mas o rompimento veio logo depois, quando aderiu ao grupo do ex-prefeito Gil Paraibano na metade do seu mandato, oportunidade em que passou a compor a mesa diretora da Câmara.

Logo após as eleições de 2012, Antônio Afonso diz ter sido convidado pelo próprio prefeito Kléber Eulálio para compor a sua base aliada, mas optou por ficar na oposição, mesmo estando essa bastante enfraquecida. O SDD poderia ter nascido forte, mas contará inicialmente com apenas um correligionário na Câmara Municipal, o que é mais que o PP, que não tem mais representante no poder legislativo.

Comentários