A Prefeitura de Fronteiras, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu com brilhantismo, nos dias 06 e 07 de fevereiro, o III Elóquio Pedagógico do município, em preparação ao ano letivo de 2023.
Confira AQUI imagens dia 06!
Confira AQUI imagens dia 07!
O evento foi realizado na Unidade Escolar José Aquiles de Sousa, “O Sousão”, tendo início na manhã de segunda-feira, 06, com o credenciamento dos participantes, seguido pela formação da mesa de honra com autoridades locais.
.jpg)
Solenidade de abertura do Elóquio
Seguindo, o Elóquio Pedagógico contou com um momento motivacional, desenvolvido pelo mentor de estudos, Márcio Lima, que trabalhou o tema “A vida muda quando você muda”.
.jpg)
Márcio Lima abordou o tema “A vida muda quando você muda”
A programação teve continuidade à tarde, com um momento de aprendizagem ministrado pela psicóloga e especialista em intervenção ABA, Salma Suellen Ingelsrud Leal, que explicou sobre os recursos e adaptações necessários para a inclusão do aluno com transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos.
.jpg)
Salma Suellen Ingelsrud Leal
Na manhã desta terça-feira, 07 de fevereiro, segundo dia de atividades, teve início com a acolhida dos participantes, e em seguida uma apresentação de um “Teatro de Bonecos”, conduzido pelo professor Grasiane Sá.
Teatro de Bonecos foi apresentado
Em seguido aconteceu uma palestra, ministrada pela psicopedagoga Marcianne Morais, que explanou a temática: “O ensino por competências: do planejamento à avaliação”.
Palestrante Marcianne Morais
“Irei explanar sobre as grandes mudanças que temos na educação, desde o planejamento até a avaliação. Portanto, vamos falar sobre competências, habilidades, como trabalhar metodologias ativas e como avaliar da forma correta, para que consigamos melhores índices de aprendizagem para o município, pois quanto maiores os resultados, mais recursos o município recebe para melhorar a educação”, destacou Marcianne, em entrevista ao Folha Atual.
Na parte da tarde os educadores estiveram reunidos em grupos discutindo assuntos pertentes ao ano letivo de 2023.
.jpg)
.jpg)
Educadores reunidos em formação
O prefeito Eudes Agripino Ribeiro esteve presente neste segundo dia e destacou a importância do momento para a educação do município. “Esse é um momento muito importante na vida dos nossos professores. Só tenho a agradecer, pois sei que temos uma pessoa competente e qualificada a frente da nossa educação, que é a secretária Zildênia, que vem dialogando com os professores, buscando fazer o melhor para todos os nossos estudantes. Nosso foco é defender uma educação com mais qualidade e que possa alcançar bons resultados, e para isso precisamos do trabalho em conjunto de todos os profissionais, pois todos são importantes”, afirmou.
Prefeito Eudes Ribeiro
O prefeito ainda aproveitou o espaço para anunciar que já está com um projeto para garantir 15% de aumento no piso salarial dos professores da rede pública municipal. “Já estou com o projeto em mãos e vamos enviar para a Câmara para que seja aprovado o novo piso dos professores, que será de 15%, um pouco acima do estipulado. Poder proporcionar esse reajuste para a categoria é algo que nos gratifica, nos orgulha e nos alegra”, completou.
Em seu discurso, a primeira-dama e atual secretária de Educação, Zildênia Ribeiro, falou sobre os desafios e perspectivas para o ano letivo 2023. “Estamos todos ansiosos para iniciarmos o ano letivo de 2023, angustiados, preocupados, mas temos como grande propósito, a vontade de nos empenharmos todos os dias com um único objetivo, a aprendizagem significativa dos nossos alunos e para isso se faz necessário uma boa pitada de dedicação, compromisso e planejamento eficaz. Que este ano se paute pelo espírito positivo, capacidade de participação, o gosto pelo progresso e a vontade enorme de, em conjunto, construirmos o sucesso escolar e o bem-estar de todos”, disse a secretária.
Zildênia Ribeiro, 1ª dama e atual secretária de educação
Além do prefeito e da secretária de educação participaram também do evento coordenadoras; diretores; professores e demais profissionais da educação.