Por Renata Arrais
A internet vem se tornando uma importante aliada para o cumprimento de tarefas diárias e para o aumento do acesso as informações, devido a sua abrangência e rápido alcance, facilitando o cumprimento de atividades e contribuindo para uma maior interação entre as pessoas.
Através da internet e das redes sociais é possível está conectado com amigos e familiares, fazer novas amizades e dividir momentos importantes com as pessoas que gostamos.
As redes sociais facilitam a vida de pessoas e instituições e desenvolvem novas formas comunicação, porém, elas também estão ligadas a diversos problemas relacionados a perda de concentração, procrastinação, isolamento e distanciamento da vida real.
Uma pesquisa publicada na “United Kingdom’s Royal Society of Public Health” no ano de 2020, revelou que o excesso de tempo utilizado nas redes sociais pode prejudicar à saúde mental e à estabilidade emocional. A pesquisa ainda mostrou que o compartilhamento de fotos no Instagram prejudica o sono e a autoimagem de jovens.
Desta maneira, o uso descontrolado de redes sociais podem contribuir para o desenvolvimento de transtornos como ansiedade, depressão, baixa autoestima, redução da capacidade de exprimir sentimentos, sensação constante de solidão e outros transtornos.
Outros problemas também estão relacionados as redes sociais, como o gasto excessivo de tempo e até mesmo o cyberbullying, que tem causado prejuízos a vida de muitos jovens devido a agressões virtuais.
Porém, as redes sociais podem ser uma ótima forma de ferramenta, desde que sejam utilizadas de maneira moderada e saudável, podendo proporcionar experiências agradáveis, estabelecer ligações profissionais, fazer amigos, encontrar pessoas, ou reencontrar colegas que tiveram um papel importante na nossa história.