Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Dia nacional do krav magá: conheça a arte de defesa pessoal

Publicado em 18/01/2023
Por Redação
FA-IMG-de3a0a265b4789859c0f.jpg
FA-IMG-de3a0a265b4789859c0f.jpg
O krav magá usa movimentos curtos e objetivos para uso do próprio corpo como arma/Reprodução / Kravmagabh

O Krav Magá é uma técnica de defesa pessoal israelense criada em 1940. Por muito tempo foi uma arte secreta das Unidades de Elite do Exército Israrelense. Mas depois a modalidade começou a ser ensinada para a população civil e hoje é conhecida mundialmente. 

A modalidade foi criada com o objetivo de permitir que qualquer pessoa, independentemente de seu tamanho, força ou idade, seja capaz de se defender de todo tipo de agressão, mesmo que com armas. Para isso, o krav magá usa movimentos curtos e objetivos, que podem ser executados por qualquer pessoa em defesa própria, tendo o próprio corpo como arma. A meta é conseguir impedir a agressão, esteja a vítima em pé, sentada ou deitada e sendo atacada por qualquer direção, por qualquer número de pessoas. 

Com o grande alcance que tem, muitas informações se espalharam sobre a técnica. Algumas são verdadeiras, outras, no entanto, são mitos que acabam afastando a adesão de novos atletas. Em comemoração ao dia nacional do krav maga, 18 de janeiro, trazemos para você algumas afirmações do presidente da Federação Internacional de Krav Magá, Avigdor Zalmon, que esclarece as principais dúvidas. 



Só quem já tem conhecimento de artes marciais pode praticar a luta?  

Mito. O Krav Magá é uma técnica de defesa pessoal que pode ser praticada por qualquer pessoa independente da sua força física, peso, altura, idade ou gênero, aponta Avigdor. "É uma técnica que utiliza a transferência de peso do próprio corpo na direção do oponente e a velocidade do golpe na hora de atingir o agressor, o que não exige força", completa.


Treinar Krav Magá melhora o condicionamento físico? 

Verdade. De acordo com o especialista, o treino de Krav Magá movimenta o corpo todo e é considerado um exercício completo. Em uma aula é possível queimar de 600 a 800 calorias. Por isso, é uma atividade que pode trazer muitos benefícios para a saúde. 


O Krav Magá deixa as pessoas violentas? 

Mito. "Muito pelo contrário, nas aulas os instrutores ensinam os conceitos de uma filosofia de vida baseada em honestidade, humildade, solidariedade, respeito e educação. Incentivamos os alunos a utilizarem a técnica apenas para autoproteção e para o senso de cuidado com o próximo", destaca o profissional.


Praticar a modalidade tem impacto na saúde mental? 

Verdade. Praticar atividade física de forma geral traz inúmeros benefícios ao organismo, seja para saúde física ou mental. Avigdor explica que nas aulas de Krav Magá os alunos trabalham exercícios que desenvolvem o controle emocional, para ter clareza na hora de lidar com as situações adversas do dia a dia. "Com a prática constante o aluno consegue aplicar esse conceito em sua rotina como ferramenta de escape em momentos de crise", afirma.


Aprendendo a lutar vou conseguir voltar para casa com segurança? 

Verdade. "Com as aulas de krav magá, os alunos aprendem a se defender, superar o medo da violência e do bullying. Além disso, podem recuperar sua autoestima e autoconfiança para andar mais seguro na rua", finaliza.

É importante lembrar que levam anos para que o praticante chegue ao nível máximo de conhecimento. O sistema de graduação do krav maga tem 9 cores de faixa. As 5 primeiras (branca, amarela, laranja, verde e azul) são para o aprendizado de defesa pessoal e as 4 últimas (marrom, preta, vermelha e branca, vermelha) são para adquirir as técnicas de combate corpo a corpo, mais elaboradas. 

A partir da faixa preta, o praticante já tem todas as habilidades física, técnica e emocional que o krav maga exige. Nesse nível, ele aprende, por exemplo, a se defender de ameaças de fuzil e granada e também a lidar com situações em que haja reféns.

Fontes: Netshoes; e portal Terra

Comentários