Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Entenda de onde surgiu as supertições relacionados aos gatos pretos

Publicado em 13/01/2023
Por Redação
FA-IMG-292fe93136ff7ea70198.jpg
FA-IMG-292fe93136ff7ea70198.jpg
Gato preto/Reprodução

Por Renata Arrais

Para uma parcela da população brasileira a sexta-feira 13 é considerada como um dia de medo e azar, por isso, muitas pessoas evitam passar em baixo de escadas, usar roupas em tons mais escuros e até mesmo viram as costas para evitar que um gato preto cruze o seu caminho.  

Existem diferentes teorias sobre a origem dessas superstições, algumas voltadas para a tradição judaica, cristianismo e até mesmo para a mitologia grega e nórdica.

Segundo alguns cristãos, a associação negativa do dia da semana com o número 13 faz referência a um banquete realizado por Jesus com os dozes discípulos um dia antes de sua crucifixão, que ocorreu em uma sexta-feira. Já para a mitologia nórdica a data está relacionada a um banquete, porém, oferecido pelo deus Odin para seus 12 convidados.

Essas tradições são tão fortes, que uma pesquisa realizada pela Petlove, com 18 ONGs mostrou que 21% dos gatos nos abrigos, são gatos pretos que foram resgatados de condições de maus-tratos.

Foto: Reprodução

As superstições relacionadas aos gatos pretos vêm desde a idade média, fazendo com que os felinos sejam vítimas de preconceito por parte das pessoas que acreditam que eles sejam azarados, amaldiçoados ou ligados a bruxaria.

Por serem associados ao azar, os gatos pretos ficam mais suscetíveis a sofrerem agressões e maus tratos nas sextas-feiras 13 e Halloween. Diante disto, algumas ONGs evitam a adoção dos gatos nesse período, já que são o principal alvo de rituais.

Atualmente já existem leis que asseguram o bem estar dos animais. De acordo, com o artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, o crime de maus-tratos pode levar a reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda.

Comentários