Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Senado aprova intervenção na segurança pública do DF

Publicado em 10/01/2023
Por Redação
FA-IMG-f8c967a1b447eef82f0b.png
FA-IMG-f8c967a1b447eef82f0b.png
Senado aprova intervenção na segurança pública do Distrito Federal/Edilson Rodrigues / Agência Senado

Após votação na manhã desta terça-feira, 10 de janeiro, o Senado aprovou o  decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de intervenção federal na segurança pública do DF , após atos de vandalismo desse domingo (8) . A medida vale até 31 de janeiro deste ano.

Com a intervenção aprovada, a União assume o comando da segurança pública do Distrito Federal no lugar do governo local.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) foi afastado do cargo por 90 dias, após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Na noite de ontem, o texto já havia sido aprovado sem alterações em sessão extraordinária convocada às pressas na Câmara dos Deputados e seguiu para análise do Senado.

A medida foi assinado por Lula ainda nesse domingo (8) após vândalos bolsonaristas invadirem e vandalizarem os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF, em Brasília.

Na ocasião, o presidente criticou os atos realizados na capital federal e chamou os responsáveis de "fascistas". Ele ressaltou que os financiadores e os suspeitos de integrarem os grupos serão presos.

A intervenção federal significa que a Segurança Pública do Distrito Federal será de responsabilidade da União. O presidente nomeou o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli.

Fonte: Portal IG Mail

Comentários