Domingo, 06 de Outubro de 2024

Transferência das colmeias salvou safra do mel santanense, avalia apicultor

Publicado em 07/10/2013
Por Jailson Dias
d84ba636e5bbfceaa8d6f22a4c1f.jpg
d84ba636e5bbfceaa8d6f22a4c1f.jpg
Colmeias foram transferidas para o Maranhão/Ascom

Para o presidente da Associação dos Apicultores e Pequenos Produtores Rurais de Santana do Piauí, Antônio José, a transferência das colmeias para o estado do Maranhão salvou a safra santanense de mel. A coleta foi realizada ainda no mês de julho, e hoje, três meses depois, ele, juntamente com os demais apicultores comemora a colheita de 19 toneladas de mel. Na ocasião da coleta, além dele, também cruzaram a fronteira Valdir Mateus Leal e Manoel Cassiano.

A transferência das colmeias foi possível através de uma parceria com o Governo do Estado que cedeu os caminhões para esse trabalho ainda no começo de 2013. Apesar disso, Antônio José informa que nem todas as abelhas foram migradas, ficando uma pequena parte no município de Santana. Esse trabalho de transferência para outro estado foi uma solução encontrada para driblar a forte seca que tem assolado o Piauí nos últimos dois anos.

Com isso, o preço do balde do mel subiu para R$ 160,00, lembrando que cada balde comporta 18 litros ou 25 quilos. O quilo está sendo comercializado ao preço de R$ 6,00. Quase toda a produção santanense é destinada para a União Europeia e Estado Unidos através da Casa Ápis.

A rede de supermercados Wall Mart também tem demonstrado interesse no mel santanense devido a qualidade e pureza do produto, comprovada pelos testes realizados para que o mesmo pudesse ser exportado para o comercio exterior, extremamente rigoroso.

Comentários