O município de Padre Marcos, localizado a 384 km de Teresina, que teve sua origem na fazenda Boa Esperança de propriedade do Padre Marcos de Araújo Costa que a herdou do seu pai o português Marcos Francisco de Araújo Costa completará 50 anos de emancipação política administrativa no próximo dia 17 de janeiro de 2014. Para comemorar o aniversário a Prefeitura Municipal, através do prefeito Netinho Araújo e sua equipe de Governo esta elaborando uma vasta programação esportiva e cultural.
A localidade Boa Esperança pertencente ao município de Jaicós foi elevada a categoria de povoado em 1914. No mesmo ano, com a colaboração dos moradores foi erguida uma capela, hoje Igreja Matriz de Santo Antonio.
Com o rápido desenvolvimento do povoado Boa Esperança, levou os seus lideres políticos a pensarem em emancipação política, o qual estava ligado por força de lei desde as suas origens ao município de Jaicós. A emancipação política administrativa de Padre Marcos foi alcançada através da lei Nº 2.556 de 02 de janeiro de 1964, sendo o município instalado oficialmente em 17 de janeiro do mesmo ano.
O atual prefeito de Padre Marcos é o empresário Lucinete Macedo Araújo “Netinho”. Ele foi empossado em 01 de janeiro de 2013, tendo como vice-prefeito o ex-vereador e sindicalista José Valdinar da Silva. O atual presidente da Câmara Municipal é o vereador Antonio Francisco de Carvalho “Antonio Chiquinho”.
Com uma população de 6.735 Habitantes conforme dados do IBGE divulgados em 01 de julho de 2013, o município de Padre Marcos tem uma área territorial de 321.10 km² e está situado na microrregião do Alto Médio Canindé.
Ascom/Antônio Lisboa