Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

22 mil vão fazer o Enem no Piauí

Publicado em 06/10/2013
Por Jailson Dias
9c4eef9bb68586ba3c79309e3997.jpg
9c4eef9bb68586ba3c79309e3997.jpg
/

No Piauí, o número de inscrições para o Enem superou as expectativas em 2013. Ao todo, mais de 22 mil estudantes piauienses responderão a um total de 180 questões de múltipla escolha e ainda uma prova de Redação. São sete milhões de candidatos inscritos em todo o país no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2013 - e estão na contagem regressiva para a maratona de provas, que acontecem sábado (26) e domingo (27).


Os números foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão do Ministério da Educação responsável pelas provas, após a exclusão dos candidatos que não confirmaram o pagamento da inscrição.


No Estado, três instituições públicas de ensino vão usar parcial ou integralmente as notas do Enem no seu processo de seleção: Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI). Para faculdades particulares, o Enem serve como critério para bolsas de estudo, parciais ou integrais, do ProUni.


Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas, ou seja, no dia 30 de outubro de 2013. Os participantes poderão acessar, ainda, os resultados individuais da edição do Enem 2013, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.


Na véspera da prova, ansiedade, estresse e medo são alguns dos sentimentos que permeiam a cabeça dos estudantes. Para que essa situação não se agrave, os candidatos devem evitar tentar aprender novos conteúdos. A essa altura do campeonato, eles devem descansar ao máximo, já que terão que responder quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e ainda a prova redação.


De acordo com professores de cursinhos preparatórios, na véspera da prova não é recomendável que o estudante continue respondendo a simulados e provas de anos anteriores, treinando a redação, revisando disciplinas em que ainda tenha dúvidas, etc. A hora é de preparar uma estratégia para a prova. A maioria dos alunos comenta que tenta revisar todo o conteúdo para o Exame, mas essa prática não contribui para o sucesso na prova e, em alguns casos, pode até prejudicar.

 

Comentários