Sábado, 05 de Outubro de 2024

Piauí quer aproveitar Copa 2014 para atrair turistas ao Delta do Parnaíba

Publicado em 04/10/2013
Por Marta Soares
3eec8e5d9d56580af04079d8f4bd.jpg
3eec8e5d9d56580af04079d8f4bd.jpg
Encontro definiu estratégias para roteiro ser atrativo durante Copa /Josiel Martins
Sem estruturas esportivas para receber algum evento da Copa do Mundo de 2014, o Piauí se agarra no setor do turismo para tentar ter um legado do evento esportivo no estado. O Delta do Parnaíba, trecho do litoral piauiense inserido no roteiro da Rota das Emoções que incluí ainda Lençóis Maranhenses e Jericoacoara (CE), será usado como atrativo. A expectativa é que parte dos turistas que visitará a cidade-sede de Fortaleza durante a competição também seja induzida a conhecer o litoral piauiense.
 
Comercializada em mercados internacionais, a Rota das Emoções tem meta de gerar R$ 114 milhões no período pós-Copa (até 2015). O assunto foi tema de discussão do Salão de Turismo da Rota das Emoções, realizado em Parnaíba (PI). A intenção, de acordo com Gilson Vasconcelos, coordenador regional da Rota das Emoções e gerente de Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí, é fazer com que o estado receba uma parcela dos 25,2 bilhões – projeção do valor gasto por turistas brasileiros e estrangeiros durante os 30 dias da Copa. 
 
- Ainda não tem essa previsão e estimativa de receita, mas estamos na expectativa e considerando Fortaleza como porta de entrada. Não é apenas um jogo, esperamos os turistas possam aproveitar a oportunidade para conhecer a nossa região – explicou Gilson Vasconcelos.
 
Segundo o Ministério do Turismo, Fortaleza foi a segunda cidade mais procurada pelos estrangeiros, com 25,8% das preferências, durante a Copa das Confederações, evento teste da FIFA para 2014. A cidade perdeu apenas para o Rio de Janeiro, que obteve 67,5%. Os números, de acordo com Mário Lacerda, diretor superintendente do Sebrae no Piauí, animam. Sustentabilidade, esportes radicais e paisagem paradisíaca serão as estratégias utilizadas para promover o Delta do Parnaíba.
 
- Sabemos que Fortaleza é uma das cidades-sede da Copa do Mundo, por isso estamos treinando e capacitando toda a rede hoteleira e equipamentos turísticos da Rota das Emoções para atrair esse turista que vai chegar pelo Ceará. Esse foco é importante. Aliado a ele, estamos com uma campanha de divulgação estratégica em todo o país para divulgar o trecho do Piauí na Rota. Consideramos um produto atrativo para um turista diferenciado e com certeza irá receber bem esse turista – considerou Mário Lacerda.
 
A preparação das cidades circunvizinhas às cidades-sedes é uma estratégia do Ministério do Turismo. Para Jair Galvão, coordenador geral de serviços turísticos, o Governo Federal espera solidificar o turismo nacional. O Piauí, segundo Galvão, deverá pegar carona com Fortaleza, que será sede de seis partidas da Copa do Mundo de 2014: quatro jogos na primeira fase, sendo um da Seleção Brasileira, e outros dois com cabeças de chave (D1 e G1), além de uma partida das oitavas de final e outra das quartas de final.
 
- O Delta, por ficar entre o trecho da Rota das Emoções, será beneficiado. Para isso, as cidades circunvizinhas devem dimensionar seus leitos dentro de uma estrutura que possa complementar as cidades-sedes. A Copa é um evento que abre portas para um legado no turismo do estado do Piauí, fruto de uma imagem que será apresentada ao mundo e ao Brasil para a consolidação e promoção do Delta – avaliou Jair Galvão.
 
Globo Esporte PI
Comentários