Domingo, 06 de Outubro de 2024

Educação de Simões mais uma vez é destaque conquistando maiores notas no IDEB 2021

Publicado em 19/09/2022
Por Redação
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Íris Elaine, secretária de educação de Simões/Folha Atual

Tendo como compromisso ofertar para crianças e adolescentes uma educação de qualidade, a gestão do prefeito de Simões – José Wilson de Carvalho (Zé Wlisses) – mais uma vez é destaque a nível estadual.

Em um resultado divulgado na sexta-feira, 16 de setembro, pelo Ministério da Educação através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a educação do município apareceu entre os 10 municípios do Piauí com melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), atingindo 6,2, nos Anos Iniciais.

Já nos Anos Finais, a média do município de Simões é de 5,2.

De acordo ainda com os dados divulgados pelo Inep, a média do IDEB de Simões também é superior às médias Estadual e Nacional, que são respectivamente de 5,6 e 5,8 para os Anos Iniciais, e para os Anos Finais, de 5,0 e 5,1, respectivamente.

Na noite deste sábado, 17 de setembro, a secretária de educação – Íris Elaine, divulgou uma nota comemorando o resultado, destacou os desafios no período pandêmico e parabenizando equipes gestoras e alunos.

VEJA NOTA NA ÍNTEGRA:

Com esse resultado, tomando como base o IDEB de 2019 para 2021, em que no Ensino Fundamental nos anos iniciais (1º ao 5º ano) os números indicam suave diferença para menos de 0,5 décimos e os anos finais (6º ao 9º ano) avançam apenas 0,1 décimo, eu enquanto Secretária Municipal de Educação me sinto grata e feliz por encontrarmos  o caminho de um desafio histórico não previsto para o qual não nos preparamos.

Feliz por saber que mesmo diante de quase dois anos de pandemia da COVID-19 onde fomos obrigados a suspender as aulas presenciais, ficando os alunos  afastados do chão da Escola, contando ainda com as dificuldades de acesso as tecnologias ( devido as mais diversas localizações geográficas das famílias)  e o distanciamento físico e social onde não poderia haver qualquer tipo de interação com o professor ou com os colegas. Foi organizado o Comitê de Crise da SEMED abrangendo todas as Escolas e com todas as orientações (documentos, Wenares, reuniões online, formações, entre outros meios) possíveis dos órgãos sanitários e reguladores da Educação brasileira bem como MEC-CNE-CEE-MPPI-TCE e CME, a rede traço metas e estratégias pedagógicas e logística  dá continuidade as aulas de forma diferente e nunca pensada no mundo educacional – ENSINO REMOTO – e o grande desafia foi “não deixar nenhum aluno para trás”. Os mais de três mil alunos da rede municipal – zona urbana e zona rural foram atendidos conforme as possibilidades de acesso – online com o apoio de plataforma especifica e outros meio de comunicação pela internet onde aulas e atividades puderam acontecer em tempo real (entre alunos e seus professores) nas suas residências e também offline com conteúdos e atividades entregues por motoboys  diretamente aos alunos que não podiam ter acesso online ou vir ao escola retirar o material.

Sabemos que as aulas remotas não são como aulas presenciais, e nem todos alunos tambem tinham acompanhamento em casa como deveria ser (por diversos motivos) para melhorar o rendimento na aprendizagem, pois o papel do professor no acompanhamento do estudo estava com as famílias.  Foi um período difícil com momentos de preocupação, incerteza e emoções - quando sabíamos de crianças passando por fora da escola, parando no portão para olhar e acenar para equipe gestora que fazia plantão – é por isso e tantos outros motivos que quando vejo a evolução dos anos finais (2019 →5,1 para 2021 →5,2) e a leve diferença nos anos iniciais (2019 →6,7 para 2021→ 6,2) entendo a importância do SAEB 2021, é a partir dele que podemos perceber visivelmente e sentir na pele os danos causados pela Pandemia e cuidar mais ainda com força, foco e amor pela recomposição das aprendizagens ofertando tudo que for necessário para que o próximo IDEB nos mostre outro cenário.

Minha gratidão a DEUS por tudo, pois foi pelo seu poder que chegamos com vida e com esse resultado; aos professores; as gestões escolares; aos monitores do Programa Saber Mais; a Equipe SEMED por não desistirem, por tentar de todas as formas levar Educação com aprendizagem a todos os alunos (crianças e adolescentes, jovens e adultos) sem medo e sem deixar “nenhum para trás”. Gratidão também ao nosso Gestor Zé Wlisses, que não mediu esforços para que a educação não “parasse” diante dessa pandemia e que nos deu todo apoio no que tange os recursos para realizarmos nossas ações e aulas remotas/híbridas. Sempre pensando nas nossas crianças e adolescentes, público esse, composto pelas famílias carentes da nossa comunidade.

Parabéns em especial as Escolas Complexo Escolar Modelo e Centro De Educação Municipal-CEM por terem obtido as maiores notas do IDEB nos anos iniciais e finais da nossa rede municipal de educação. Parabéns a todos que fazem parte dessas escolas.

Ficamos nos anos iniciais entre os 10 (dez) primeiros do Piauí e nos anos finais no 23º lugar. Parabens a todos os alunos e suas famílias pelo tamanho esforço que fizeram para não abandonar as aulas remotas e suas diversas atividades, ao tempo em que convido para a nova batalha da educação “Recomposição das aprendizagens”, é chegado o novo tempo para novas aprendizagens e novos e melhores resultados. Muito obrigada a todos que contribuíram direto ou indiretamente durante esse período que demandou tanto esforço e parceria.  

Vamos juntos!!!! Gratidão e que Deus nos abençoe.

 

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