Por: Danilo Eliéser
A Prefeitura Municipal de São João da Canabrava, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu na manhã desta quinta-feira, 25 de agosto, uma ação da campanha Agosto Lilás, que tem o objetivo de promover o combate à violência contra a mulher.
O evento aconteceu na sede do CRAS do município e contou com a participação das mães assistidas pelos programas Criança Feliz (PCF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Na ocasião, foi realizada uma palestra informativa, ministrada pelas assistentes sociais Elaine Silva e Ariane Santos, em que as profissionais abordaram sobre a política de enfrentamento e combate à violência contra a mulher, os mecanismos e tipos de violência, a identificação dos agressores e as políticas públicas de acolhimento, denúncia e inserção da mulher vítima de violência.
Equipe do CRAS que coordenou a ação
Na oportunidade, também foi abordado o apoio do CRAS, em parceria com os órgãos da Saúde, Educação e Polícia Militar, no trabalho de defesa dos direitos das mulheres.
O evento contou com o apoio do prefeito Elson Silva e teve a participação da primeira-dama e atual secretária de Assistência Social, Niciana Cavalcante.
Primeira-dama e secretária de Assistência Social
Durante o encontro, também foi apresentado para as participantes o aplicativo Salve Maria, criado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/PI) para dar acesso às mulheres que sofrem violência doméstica e para pessoas que presenciam qualquer tipo desta violência puderem acionar o aplicativo.
Durante o encontro aconteceu também uma roda de conversa, onde as presentes também trocaram experiências, fizeram questionamentos e debateram sobre a importância do respeito à mulher e sobre os 16 anos da lei Maria da Penha, esclarecendo as formas de denúncia, os trâmites da lei e os meios de atuação da lei na defesa dos direitos da mulher.
Participantes do encontro
A campanha Agosto Lilás é uma campanha nacional, trabalhada anualmente pelas Secretarias de Assistência Social durante o mês de agosto, para promover ações que levem a informação e os canais de denúncia para o combate à violência contra a mulher.
Equipe no povoado Conceição