Sábado, 05 de Outubro de 2024

Festa do Vaqueiro no povoado Várzea Queimada, em Jaicós, será realizada neste final de semana

Publicado em 12/08/2022
Por Redação
FA-IMG-30bbdc979fb4c350d992.jpg
FA-IMG-30bbdc979fb4c350d992.jpg
Festa contará com shows de Mano Walter, Karlla Thalyta e Orlando Estourado/Divulgação

Por: Danilo Eliéser

A Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, dará início nesta sexta-feira, 12 de agosto, à 16° edição da tradicional Festa do Vaqueiro. O evento que acontece anualmente no povoado Várzea Queimada, contará com dois dias de atividades culturais, esportivas, festivas e religiosas.

Com o apoio do prefeito municipal Neném de Edite, a Festa do Vaqueiro tem o objetivo de homenagear a figura dos vaqueiros, por sua grande representação Nordestina. Além disso, a festa tem o intuito de oferecer entretenimento para a população e movimentar a economia do povoado.

O evento terá início na noite desta sexta-feira, 12 de agosto, a partir das 19h, com o desfile do concurso de beleza para escolha da Rainha do Vaqueiro 2022. Após a premiação das vencedoras, a festa contará com paredão de som automotivo em espaço público para animar a população.

No sábado, 13, a programação terá início pela manhã, a partir das 5h, com alvorada festiva e café da manhã para os vaqueiros da região, seguido pela tradicional cavalgada. Após o momento, será realizada uma missa em ação de graças, finalizando o turno com almoço para os participantes.

Pela tarde, a festividade contará com encontro de aboios, conduzido por Jaymy Aboiador, Agenilson Aboiador e Lourinho Aboiador, além de uma premiação que irá homenagear o vaqueiro João da Cruz Barbosa. No final do turno, haverá ainda a final da III Copa Catito de Futebol Amador.

A programação terá encerramento à noite com shows em espaço público. As apresentações musicais ficarão sob o comando do cantor Orlando Estourado e convidados e dos cantores Karlla Thalyta e Mano Walter.

Além da tradicional Festa do Vaqueiro, que atrai milhares de pessoas e movimenta anualmente a comunidade, a Várzea Queimada também é conhecida pelo artesanato produzido a partir da palha de carnaúba, pela Associação de Mulheres Artesãs.

Confira a programação completa:


 

Comentários