Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Secretaria de Agricultura de Geminiano constata perda na produção dos agricultores locais

Publicado em 28/07/2022
Por Redação
FA-IMG-01e023a526c643afd8c6.jpg
FA-IMG-01e023a526c643afd8c6.jpg
Engenheiro Juliano realizou vistorias nas propriedades/Divulgação

A Prefeitura de Geminiano, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Emater-PI, realizou durante esse mês de julho, visitas técnicas em propriedades rurais do município, para vistoriar a produção agrícola das famílias agricultoras, para emissão de laudos referentes ao Garantia Safra.

Ao todo, foram visitadas 28 propriedades, onde se constatou que na Safra 2021/2022 às culturas implantadas na região (milho, feijão e mandioca) tiveram uma perca estimada em torno de 75%, em virtude do índice pluviométrico irregular no período da safra.

O técnico do escritório local do Emater-PI em Geminiano-PI, o Engenheiro Agrônomo Juliano de Moura, responsável pelas vistorias e laudos, informou que isso acarreta prejuízos a agropecuária local, pela dificuldade principalmente em manter a nutrição dos animais dos seus rebanhos, uma vez que, a produção interna, em especial do milho, é quase que na totalidade com destino a essa finalidade.

“O produtor se ver na obrigação de desfazer de parte de seus rebanhos ou ter que recorrer a compra de insumos externos, onde em virtude dos altos preços, ocasiona um prejuízo financeiro ao produtor”, disse Juliano Moura.

Em Geminiano, o prefeito de Geminiano-PI, Erculano Carvalho, efetuou o pagamento referente a contrapartida do município do programa do Governo Federal, Garantia Safra,  correspondente ao período de 2021/2022, onde caso constado perca superior a 50% na produção agrícola no município pelo o Governo Federal, será liberado o seguro, com o intuito de minimizar o prejuízo dos produtores rurais local.

 

Comentários