Sábado, 12 de Outubro de 2024

Núcleo de Perícia do Instituto Médico Legal é inaugurado em Picos

Publicado em 14/07/2022
Por Redação
FA-IMG-f2ec42b4f3f3921676ac.jpg
FA-IMG-f2ec42b4f3f3921676ac.jpg
O espaço fica localizado no anexo do Hospital Regional Justino Luz/Picos 40 graus

Por: Danilo Costa / Estagiário da Uespi

Na manhã desta quinta-feira, 14 de julho, foi reinaugurado o Instituto Médico Legal (IML) de Picos.

A unidade que havia sido desativada há alguns anos, por parecer da Justiça do Trabalho, retomará as atividades com uma nova estrutura e um Núcleo de Perícia próprio para atender a população do centro-sul do estado e acelerar os resultados de exames cadavéricos ocasionados por mortes não naturais, como afogamentos, suicídios, mortes violentas e outras peculiaridades.

A obra com valor estimado em R$ 114.9997,60 fica localizada no anexo do Hospital Regional Justino Luz e conta com sala para realização de exames, sala de resíduos e recepção. No local, irão atuar três médicos legistas.



De acordo com o delegado regional da Polícia Civil, Rodrigo Moraes, a inauguração de um Núcleo de Perícia no município vai contribuir com o trabalho investigativo executado polícia e acelerar os resultados de laudos cadavéricos.

“A família quer apenas receber um laudo cadavérico e poder velar seus parentes. Esse procedimento de ir à Floriano ou Teresina para acompanhar um corpo levava horas e horas para que as famílias pudessem velar. Nós sabemos que tinha uma decisão judicial do Ministério do Trabalho que impedia que os laudos cadavéricos fossem feitos aqui e os médicos legistas estavam impedidos de fazer esse procedimento legal. Com a inauguração do IML, esse procedimento acaba e é uma facilidade que teremos a disposição da Polícia Civil de Picos”, informou.


Delegado regional da Polícia Civil, Rodrigo Moraes

O delegado ainda destacou que o inquéritos policiais devem ser mais breves a partir de agora, já que os delegados da região terão acesso aos laudos cadavéricos de forma mais rápida.

Durante a inauguração, estiveram presentes o secretário de Governo do Piauí, Antônio Rodrigues Neto, representando a governadora Regina Sousa, o presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Ítalo Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal de Picos, Chaguinha, e demais vereadores, delegados e peritos da Polícia Civil.




Fotos: Picos 40 graus
 

Comentários