Domingo, 06 de Outubro de 2024

APPM vai realizar mobilização estadual para pedir ajuda ao Governo Federal

Publicado em 24/09/2013
Por Jailson Dias
afbd6b174721bee47cf6aeee4cd2.jpg
afbd6b174721bee47cf6aeee4cd2.jpg
/

A Associação Piauiense dos Municípios (APPM) vai realizar uma mobilização Estadual para sensibilizar o Governo Federal. Para isso a instituição vai apresentar na próxima terça (15) um diagnóstico das prefeituras piauienses que vêm sofrendo com sérias crises financeiras por conta das constantes quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O FPM é um dos maiores incentivos financeiros aos municípios brasileiros. É através dele que os prefeitos desenvolvem suas ações em benefício do cidadão. No Piauí a situação da grande maioria dos municípios é difícil.
Para Adriano Veloso, Prefeito de Conceição do Canindé, o município está passando pela maior crise de sua história.

“Nosso município está no vermelho. Não temos como pagar o funcionalismo e os fornecedores em dia, devido os repasses financeiros estarem em constante queda. A área mais afetada é a da educação. Todos os meses temos que complementar o repasse do FUNDEB para podermos pagar os profissionais. Sem contar com a seca, que contribui significativamente para o aumento dos problemas municipais”, explica.

Além da queda do FPM a estiagem também tem causado sérios problemas aos municípios. Para o prefeito Gil Carlos, de São João do Piauí, a somatória das problemáticas financeiras, climáticas e da necessidade de investimentos na organização do município são dificuldades que estão impossibilitando o desenvolvimento local.

Fonte: PortalAz

Comentários