Domingo, 06 de Outubro de 2024

Governador faz apelo para manter base unida

Publicado em 22/09/2013
Por Jailson Dias
2ca304e5a56a186d19264afbe8ec.jpg
2ca304e5a56a186d19264afbe8ec.jpg
/

O governador Wilson Martins, solicitou que a base aliada não trate de eleição este ano. O governador pediu que tratem deste assunto somente em 2014. “A partir da virada do ano, ninguém segura mais as conversas sobre as eleições. Queremos que a base fique unida, vamos fazer o possível para que isso ocorra”, destacou.

Martins disse que pretendia permanecer no governo até o final do mandato. No entanto, ele afirmou que “amanhã a política pode ser diferente. Ainda não tratamos de eleição ou junção de partidos para a eleição. Por enquanto, apenas cumprimos os prazos estabelecidos pela legislação eleitoral para fortalecer os partidos. Sobre eleição, vamos tratar em 2014.”, frisou.

O apelo do governador para manter a base unida esbarra em problemas com o PT e o PTB. O PT, apesar de continuar ocupando cargos no Governo do Estado, tem boa parte dos filiados que defende o rompimento e afastamento do PSB.

O deputado estadual Cícero Magalhães, PT, afirmou que vários petistas estão se sentindo constrangidos e incomodados em permanecer em cargos no Governo do PSB. “Manter o PT e o PSB juntos é um voo forçado, depois desta montagem que eles fizeram. O ingresso de Heráclito Fortes no PSB afasta o PT. Acho que o partido deve se reunir e tomar uma posição, até porque as definições já começaram. Agora só faltam as convenções. Há muitos incomodados.”, destacou o parlamentar.

O PT tem três secretarias no Governo Wilson: SASC (Francisco Guedes), Justiça e Direitos Humanos (Henrique Rebelo) e Cidades (Merlong Solano). Mas tem também os deputados suplentes João de Deus Sousa e Flora Isabel, que estão na Assembleia Legislativa, porque o governador convocou dois deputados para fazer parte de sua equipe. Estes também devem ser desalojados, se o PT realmente oficializar o rompimento com o governo.

O PTB, segundo o presidente da executiva estadual, senador João Vicente Claudino, vai para oposição e já decidiu que vai estar na chapa encabeçada pelo senador Wellington Dias, que disputará o governo do Estado pelo PT.

O PTB tem também três cargos no Governo do Estado. O deputado Nerinho é o secretário estadual de Turismo, os deputados Fernando Monteiro indicou seu sobrinho Alberto Monteiro Neto para a direção da Ceapi (Central de Abastecimento do Piauí) e Hélio Isaias indicou sua irmã para uma diretoria na Secretaria de Transportes.

Eles vão se reunir com o senador João Vicente para decidir os rumos do partido e a posição do PTB, se entrega ou não os cargos que ocupam no governo.

Comentários