Por: Danilo Costa / Estagiário da Uespi
A Prefeitura de Inhuma, através da Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania e de Educação, promoveu na manhã desta terça-feira, 31 de maio, a culminância das ações voltadas para a campanha “Faça Bonito”, de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Confira AQUI todas imagens!
A campanha é realizada todos os anos e tem como proposta a conscientização e mobilização de toda a sociedade para participar da luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes e o enfretamento da violência sexual infantil.
Na ocasião, foi realizada uma caminhada pelas ruas da cidade saindo da Praça Monsenhor Lopes até o Ginásio Poliesportivo “Mussa Demes”, onde aconteceu uma solenidade em alusão a campanha.
Caminhada chamou a atenção da população
Após a composição da mesa de honra, a professora Isane Gonçalves entoou o Hino de Inhuma. Durante todo este mês foi realizado ações voltadas para campanha, como palestras nas escolas e panfletagem.
Hino de Inhuma foi entoado por Isane Gonçalves
Apresentações culturais sobre a conscientização e os cuidados que devem ser tomados para evitar o abuso e a exploração sexual infantil foram realizadas por adolescentes do NUCA e por crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Adolescentes do NUCA durante apresentação cultural
Crianças do SCFV também se apresentaram
No evento de encerramento da campanha foram realizados sorteios de brindes para as crianças e adolescentes que estiveram presentes. Lanches e picolés também foram distribuídos no local.
Brindes foram distribuídos no encerramento
“A nossa gestão tem também se preocupado com a proteção das crianças e adolescentes, onde pedimos a população que denuncie se souber de algum caso de abuso ou exploração sexual contra eles. Estaremos sempre apoiando esta causa”, destacou Dr. Elbert Holanda.
Dr. Elbert Holanda, prefeito de Inhuma
A assessora técnica da Assistência Social, Ângela Bezerra, falou sobre a importância de se trabalhar temas como estes durante todos os anos. Ela ainda agradeceu a todos os colaboradores da campanha.
Ângela Bezerra, assessora técnica
“Essa campanha não acaba hoje, ela deve ser feita todos os dias durante todo o ano. Devemos abraçar essa causa, nos reunirmos e falar sobre ela nas nossas casas”, afirmou Ângela Bezerra.
O presidente da Câmara de Vereadores, Luís Alberto, disse que ações como estas devem ser divulgadas para que esse crime seja combatido. “É um crime gravíssimo e causa transtornos psicológicos para crianças e adolescentes, com isso, não podemos ficar em silêncio”, disse o presidente da câmara.
Luís Alberto, presidente da Câmara
Estiveram presentes neste último dia de mobilização, além dos já citados; a secretária de educação, Ana Luíza; o presidente do CMDCA, Elton Soares; presidente do Conselho Tutelar, Rogério Monteiro; articuladora do Selo Unicef, Marcela Araújo; coordenadoras do CREAS, (Socorro Ferreira) e do SCFV (Eliana Nogueira), além de crianças, adolescentes, equipes do CRAS, CREAS, NASF, Secretaria de Educação e alunos das redes municipal, estadual e particular.