Sábado, 05 de Outubro de 2024

Aroeiras do Itaim realiza 1ª Semana Ambiental

Publicado em 30/05/2022
Por Redação
FA-IMG-6548f4a481e80de367ed.jpg
FA-IMG-6548f4a481e80de367ed.jpg
Cerimônia de abertura da Semana Ambiental em Aroeiras do Itaim/Divulgação

Com o tema “Meio ambiente sustentável: sua atitude faz a diferença” o município de Aroeiras do Itaim realiza de 30 de maio a 3 de junho a 1ª Semana ambiental. O evento, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, mobiliza toda a administração do município, estudantes, professores e a sociedade aroeirense.

O projeto da semana ambiental é de autoria do docente da rede municipal de ensino, Arthur Silva, e tem por objetivo levar à população local conhecimentos sobre sustentabilidade, como uma ética indispensável à sadia qualidade de vida, sendo no conjunto, essencial à cidadania.

A cerimônia de abertura da semana ambiental aconteceu nesta segunda, 30 de maio, na escola municipal São José, e teve, na mesa de honra, a secretária municipal de Educação, Valdinésia Macedo; o Secretário de Meio ambiente, João Batista Lima; o autor do projeto, professor Arthur Silva; a supervisora geral de ensino Luciana Brito; a diretora da escola São José, Andressa Holanda; representando o alunado a jovem Adriele Silva e a comunidade de pais se fez presente através da Dona Marilda Moreira.

Alunos da escola São José durante abertura da Semana

Valdinésia Macedo fez a abertura oficial do evento e enfatizou a importância de educar para a sustentabilidade ambiental, ao reconhecer que na verdade o que chamamos de problemas ambientais, são problemas humanos com reflexos ambientais, que devem ser combatidos com conhecimento e atitude.

Valdinésia Macedo destacou importancia da ação

João Batista declarou que as ações da semana de meio ambiente vêm em boa hora, pois abarcam as principais demandas geoambientais do município.

João Batista, secretário de Meio Ambiente

Arthur Silva abordou em sua fala os objetivos do evento, conclamou ao alunado para a participação e divulgou a programação. A abertura foi marcada pelo plantio de uma mangueira em frente à escola São José, oportunidade em que foi feita a adoção da pequena muda pelos alunos, que prometeram cuidados essenciais para que esta se desenvolva.

Aluno Arthur falou do objetivo do evento

Uma mangueira foi plantada em frente a Escola São José

Nesta terça-feira, 31 de maio, haverá oficinas de reciclagem nas escolas (confecção de roupas de estilo, utilizando papel, plástico e metal). Já na quarta-feira, 1º de junho, o secretário de meio ambiente, João Batista proferirá, na escola São José, palestra sobre queimadas e os danos provocados à mata nativa de Aroeiras. Em seguida, haverá panfletagem na zona urbana e nas comunidades rurais mais afetadas pelo problema das queimadas.

Quinta-feira, 02, pela manhã, haverá a Conferência Municipal de Meio Ambiente e, à tarde, acontecerá passeio ecológico, onde a comunidade educativa São José visitará olhos d’agua na comunidade Santa Maria e receberá conhecimentos sobre a história desses lugares e sua relação com a permanência das famílias nos espaços rurais e as formas de como preservá-los.

Em seguida, os alunos serão levados a uma reserva natural de carnaubais, com o intuito de conhecer mais sobre essa planta, bem ainda, constatarem in locum, um problema ambiental de extrema gravidade que é o surgimento de uma erva daninha conhecida na região como “viúva alegre”, a qual estar dizimando essa palmeira nativa, que se constitui em fonte de renda para os ribeirinhos do vale do Itaim.

Na sexta-feira, último dia, haverá culminância das oficinas de reciclagem, envolvendo alunos, com gincanas e desfiles temáticos.

“A programação da Semana de Meio Ambiente prima por abordar problemas locais, de modo a situar a população sobre o que fazemos e não devemos mais fazer, bem como, o que não fazemos e precisamos fazer, para preservar e recuperar nossas fontes de riqueza”, finalizou Valdinésia.

 

Comentários
Francelina Macedo
31/05/2022 08:39:57
A semana ambiental tem revelado muitos conhecimentos. Com uma pedagogia inovadora e participativa, estamos lançando um novo olhar sobre velhos problemas buscando despertar novas atitudes.