Sábado, 05 de Outubro de 2024

Inspirada no ídolo R10, jogadora do Picos reescreve carreira no futebol feminino

Publicado em 21/09/2013
Por Marta Soares
171471f5f2a66481e895ca6e5ab0.jpg
171471f5f2a66481e895ca6e5ab0.jpg
Atacante cearense é o grande incômodo no setor de defesa na Copa Paiuí e deseja voltar aos holofotes nacionais fazendo campanha com clube de Picos /Emanuele Madeira

Taciana Saana, 21 anos. Bastou uma exibição impecável na última rodada da Copa Piauí de Futebol Feminino para o nome da jogadora do Picos, equipe do interior do Piauí, ser alterado.  A atleta agora é ‘T10’. A semelhança com Ronaldinho Gaúcho não está apenas nos cabelos cacheados. E também não esbarra no mesmo número da camisa usada pelo craque do Atlético-MG. Habilidade técnica invejável e uso da velocidade para o ataque veem arrancando elogios nos gramados piauienses. Fã declarada de ‘R10’, Taciana quer usar o futebol para driblar a realidade. 

Natural da cidade de Jardins, no Ceará, Taciana Saana tem um vasto currículo em tradicionais clubes do país, por exemplo, Santos, o próprio Galo de R10 e Corinthians. Na temporada de 2013, a jogadora foi convidada a integrar a equipe da Cidade Modelo. O novo clube atendeu um pedido da família.

- Minha família estava passando por uma situação difícil e eu resolvi voltar para a minha cidade para ficar mais perto deles e surgiu o convite. É mais um desafio e eu resolvi aceitar – contou.

Perto de classificar a equipe para a final da Copa Piauí, ‘T10’ está fazendo o presidente do Picos, Paulo Lauriano, ouvir não apenas elogios, mas também muitas provocações. A equipe feminina vive um momento oposto ao time masculino, que ainda não venceu na Copa Piauí. Para os torcedores a solução é simples: basta levar Taciana, a camisa 10, para jogar no time masculino.

E a atleta não foge da responsabilidade. A jogadora faz fila nas adversárias desde os 13 anos. Caso o mandatário do clube optasse fazer uma experiência, Taciana garante estar pronta. Com um toque de bola diferenciado, a atleta logo se tornou referencia do time no ataque.

- E se ele (Paulo Lauriano) levasse para jogar com o outro time eu iria mesmo, não tenho medo de jogar, se pudesse eu estaria à disposição – comentou ‘T10’.

Sonho
Querendo seguir os passos do ídolo Ronaldinho Gaúcho, Taciana busca um estilo de jogo mais combatente. Volante avançada, sua principal característica é voltar ao meio de campo para ajudar na marcação e aproveitar sua velocidade para buscar um ataque forte. No entanto, José Batista, técnico do Picos, mudou sua posição. Taciana agora é a atacante, mas é só ouvir os gritos do banco de reservas que ela retorna. 

- Eu procuro fazer meu estilo de jogo bem parecido ao do Ronaldinho Gaúcho, de quem eu sou fã e já realizei meu sonho de entrar em campo com ele na época que joguei no Atlético-MG. Realizei dois sonhos de uma vez só – afirmou.

Mas não foi só o Gaúcho que viu o futebol da cearense. Neymar, outro ídolo mundial, também já dividiu os gramados com Taciana.

Portas fechadas
Não é só de sonhos que vive Taciana e centenas de outras meninas que dependem do futebol feminino. E aí vêm as críticas da atleta. No ano do centenário do Santos, o clube paulista encerrou as atividades e as ‘Sereias da Vila’. Corinthians e Palmeiras, clubes que já tiveram Taciana no elenco, também fecharam as portas para o futebol feminino.

- É difícil tentarmos carreira no Brasil no futebol feminino. Os clubes não investem e acabam as equipes. Foi assim no Corinthians, Palmeiras, Atlético-MG. Pelos times que passei somente o Juventus continua em atividade. Infelizmente parece uma máxima no futebol – relatou Taciana.

Passando também por clubes do Ceará, ela começa a ver os times do Nordeste também seguindo essa mesma dinâmica, enfraquecendo o investimento nas equipes femininas.

Mas não se engane. Quem pensa que a vontade de Taciana Saana diminui com esses percalços, está errado. O que ela mais deseja no momento é voltar às competições nacionais. Para isso, basta um empate na última rodada da Copa Piauí para sua equipe fazer a final do torneio, para aí tentar conquistar o título e ter assegurada uma vaga da Copa do Brasil de 2014.

Globo Esporte PI

Comentários