Domingo, 11 de Maio de 2025

Mobilização realizada em Simões alerta população quanto a proteção das crianças e adolescentes

Publicado em 18/05/2022
Por Edson Costa
FA-IMG-b2ab028a84c6b1ecfe1a.jpg
FA-IMG-b2ab028a84c6b1ecfe1a.jpg
Caminhada foi realizada pelas ruas da cidade/Folha Atual

A Prefeitura de Simões, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o apoio de demais órgãos, dentre os quais, o Conselho Tutelar, promoveu na manhã desta quarta-feira, 18 de maio, uma grande caminhada pelas principais ruas da cidade chamando a atenção da população quanto ao Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Confira AQUI mais imagens!

A mobilização foi realizada em todo município, desde o dia 10 deste mês, com visitas nas escolas da zona urbana e rural do município, onde profissionais do CRAS, CREAS e do Conselho Tutelar promoveram rodas de conversas com os alunos sobre o assunto.

Nesta quarta-feira aconteceu a culminância da campanha 18 de Maio, onde além da caminhada foram distribuídos folders informativos sobre a proteção das crianças e dos adolescentes, fixados cartazes em locais com maior movimentação de pessoas, e ainda, com mensagens de autoridades e representantes de órgãos municipais.

Folders informativos foram distribuídos

Cartazes foram fixados em lugares com maior movimentação

Na oportunidade, a enfermeira do CAPS, Karielle Gomes, também chamou a atenção sobre a Luta Antimanicomial, que se caracteriza pelos direitos das pessoas com sofrimento mental e que ganha mais notoriedade em todo país neste dia 18 de maio.

Enfermeira Karielle falou sobre Luta Antimanicomial

Representando o prefeito que por motivos agendados anteriormente não pôde estar presente na caminhada, o Chefe de Gabinete – Magno Dantas - destacou positivamente a mobilização que visa a proteção das crianças e dos adolescentes quanto ao abuso e a exploração sexual.

Magno Dantas representou prefeito Zé Wlisses

“É importante ressaltar esta data por tratar de um tema muito delicado, mas que precisa ser sempre falado. Precisamos estar atentos, pois tudo que acontece na fase de criança e adolescente se reflete na vida e na formação da pessoa. Se estivermos vigilantes e atentos ao que acontece com eles já vamos estar cumprindo parte de nosso papel social e familiar, que é proteger cada um deles”, destacou Magno Dantas.

Já a secretária de Assistência Social, Núbia Moura, disse que o objetivo da mobilização foi exatamente chamar a atenção da população para que as pessoas denunciem quando souber de algum tipo de exploração e abuso sexual contra criança e adolescente.

Rúbia Moura, secretária de Assistência Social

“Nós temos nove casos de denúncia dentro de Simões, mas na verdade nestas visitas nas escolas percebemos por meio de conversas com os alunos que este número pode ser maior, então temos que estar atentos, alertando nossas crianças e adolescentes sobre o que é um abuso e exploração sexual, e chamar a atenção dos adultos para que não acobertem este tipo de crime, que é inadmissível nos dias atuais”, disse.

Rúbia Moura finalizou pedindo que as pessoas não sintam receio de denunciar, mas que caso não queiram ir até o Conselho Tutelar que façam a denúncia através do Disk 100, que toda informação será mantida em sigilo, ficando a partir daí os órgãos responsáveis pela apuração dos fatos.

Durante a caminhada estiveram presentes além dos já citados, os vereadores Francisco Ângelo (presidente da Câmara), Enéas, Gilson Cândido e Pedro Custódio; representes do CAPS, da Secretaria de Saúde, de Conselhos Municipais e a população em geral.

Autoridades participaram da caminhada

Participaram ainda adolescentes do NUCA e alunos das Escolas CEM (diretor Pedro Vinícius), Modelo (diretora Ana Dandara) e São Benedito (diretora Kássia Ramos) e a representante as escolas da rede Municipal (Secretaria Iris). Também alunos das Escolas Raul Sérgio (diretor Wellington), José Bento (diretora Suely) e a Diretora Cledilma da escola José Lopes, representando as escolas estaduais, que tem como Supervisora Teresinha Bento.

Alunos também estiveram presentes

 

Comentários