Sábado, 05 de Outubro de 2024

Prefeitura de Francisco Santos promove mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti

Publicado em 06/05/2022
Por Redação
FA-IMG-2f3cb9a4a21bffe31cea.jpg
FA-IMG-2f3cb9a4a21bffe31cea.jpg
Caminhada marcou mobilização/Folha Atual

A Prefeitura de Francisco Santos, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã dessa quinta-feira, 05 de maio, uma mobilização de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. A ação foi realizada devido ao aumento dos casos em todos os municípios do Piauí.

Confira AQUI mais imagens!

A mobilização teve início às 7:00 horas, com a concentração da população e profissionais da saúde na entrada da cidade. A caminhada percorreu até o centro da cidade com o objetivo de conscientizar a população quanto aos cuidados necessários para o combate do mosquito.

“Nós sabemos que só o Governo não é capaz de fazer esse trabalho de combate sozinho, se não houver a conscientização da população. Hoje nós vemos que a maior concentração do mosquito está nas casas e nos terrenos baldios, então com esse aumento principalmente dos casos de dengue e chikungunya é muito importante essa conscientização”, destacou a secretária de saúde, Ana Vilma.

Ana Vilma, secretária de saúde

Para amenizar o número de casos no município, a Prefeitura de Francisco Santos vem realizando uma série de ações que contribue na eliminação de reservatórios de água parada, locais de concentração do aedes aegypti.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Danilo Lima, destacou que o papel dos agentes de saúde nessa causa é de grande importância, mas o apoio da população é fundamental.

Danilo Lima, coordenador da Vigilância Sanitária

“Manifestações como essa são de grande importância, pois a gente multiplica as informações. A Secretaria de Saúde está mobilizado para fazer a eliminação dos concentradores do mosquito, mas só os agentes não são suficientes para fazerem esse trabalho de eliminação. A gente precisa que a população se conscientize, cada qual cuide de seu lar e as pessoas que possuem terreno que não são de áreas construídas providenciem a limpeza para que de maneira sincronizada a gente diminua o número de criadouros”, destacou o coordenador.

Durante a mobilização, enfermeiros e crianças se manifestaram sobre os cuidados necessários para evitar a disseminação do mosquito. Panfletos informativos foram distribuídos para a população.

Panfletos informativos foram distribuidos

Segundo o Ministério da Saúde, entre os cuidados necessários para a prevenção do mosquito, é importante colocar garrafas vazias de cabeça para baixo, tampar qualquer tipo de recipiente que possa reservar água parada, manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes e escovar bem as bordas dos recipientes para mantê-los sempre limpos.

 

Comentários