Sábado, 05 de Outubro de 2024

Projeto Piauí Inclusivo é lançado no povoado São Domingos, zona rural de Isaías Coelho

Publicado em 28/04/2022
Por Redação
FA-IMG-d56093d47078b9690ced.jpg
FA-IMG-d56093d47078b9690ced.jpg
Encontro foi conduzido pela secretária Espírito Santo/Folha Atual

Com o objetivo de assegurar ainda a inclusão das pessoas com deficiência, a Prefeitura de Isaías Coelho, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira, 27 de abril, na sede do CRAS do povoado São Domingos, zona rural do município, o lançamento do Projeto Piauí Inclusivo. Antes, o projeto foi lançado na zona urbana.

Confira AQUI mais imagens!

Durante o encontro, que contou com a presença da secretária de Assistência Social, Maria do Espírito Santo; vereadores; equipe do CRAS do povoado São Domingos e famílias acompanhadas de filhos com deficiência, houve as boas-vindas, informações sobre ações voltadas para a inclusão, cadastramento no projeto, depoimentos de mães com filhos especiais e lanche para os participantes.

A psicóloga do CRAS, Alla Nani, explanou para os presentes sobre o projeto Piauí Inclusivo, destacando o seu objetivo e importância.

Alla Nani convidou pessoas com deficiência para fazer cadastro no projeto

Em seguida, a secretária de saúde – Crizangela Campos – fez o anuncio da aquisição de uma Van, por parte da gestão municipal, que servirá exclusivamente para o transporte das pessoas com deficiência que precisam se deslocar para tratamento de reabilitação no município de Picos.

Crizangela fez anúncio de uma Van para transporte das pessoas com deficiência

A supervisora de ensino, Gardênia Mauriz, aproveitou também para fazer o anuncio de uma formação com a equipe gestora, professores e profissionais de apoio, que acontecerá no próximo sábado, 30 de abril, com o tema “Educação Inclusiva, fazer docente”.

Gardênia Mauriz, supervisora de ensino

Logo após, a professora e atual coordenador da Educação Inclusiva, Josilene Cavalcante, mãe de Gil Segundo, e a psicóloga do CRAS do povoado São Domingos, Bernadete Barbosa, mãe da Zahara, deram depoimentos emocionantes sobre conviver com filhos especiais.

Como educadora, Josilene Cavalcante conclamou as demais mães com filhos especiais que jamais deixem de leva-los para a escola. “Mesmo com suas limitações, eles aprendem sim. Sabemos o quanto é difícil, mas nunca devemos desistir de nossos filhos, afinal de contas, eles são Especiais”, disse.

Josilene destacou importancia da escola na vida dos filhos com deficiência

Em entrevista, a psicóloga Bernadete Barbosa falou da iniciativa da gestão em aderir ao Piauí Inclusivo. “É muito importante, primeiro porque a questão da deficiência ainda é vista com preconceito na sociedade e quando se trata de um programa desse que envolve pessoas com necessidades especiais, acaba que trazendo informações e mostrando para essas famílias que elas podem muita coisa, além do que a gente imagina, as leis que tem hoje em dia, os nossos deveres, os nossos direitos como cidadãos. Geralmente tem mães, famílias ou pais, que quando tem um filho especial, as vezes tem todo aquele psicológico abalado, tem a questão de esconder a criança, mas é importante ter uma vida normal e passar por tudo normalmente”, destacou.

Psicóloga Bernadete Barbosa

A professora Irislande Santana, que é da comunidade São Domingos e mãe de Nicollas, que é Especial, também deu seu depoimento, relembrando as dificuldades do seu dia a dia, do trabalho, de dona de casa e de mãe de uma criança com deficiência. “Realmente é tudo mais difícil, mas se Deus nos mandou assim é porque Ele sabe que somos capazes”, ressaltou.

Professora Irislande Santana

A secretária de Assistência Social, lembrou que a gestão do prefeito Francisco Eudes tem compromisso com a inclusão. “Assim como fizemos na zona urbana, logo em seguida viemos para o povoado São Domingos também fazer o lançamento deste projeto que considero importantíssimo. A gestão municipal tem uma atenção especial com as pessoas com deficiência e com isso não poderíamos deixar de aderir a este projeto que visa a inclusão. Muito feliz com a participação das famílias nos dois encontros”, disse Espírito Santo.

Espírito Santo recepcionando crianças para o encontro

O projeto Piauí Inclusivo foi lançado no Piauí no dia 21 de setembro de 2021, com o objetivo de conhecer a realidade existente no estado, quanto as pessoas com deficiência, e a partir daí, buscar soluções por meio de ações de inclusão.

Autoridades também prestigiaram evento no São Domingos

Secretária com equipe do CRAS de São Domingos

 

Comentários