Sábado, 05 de Outubro de 2024

Prefeitura de Isaías Coelho realiza lançamento do Projeto Piauí Inclusivo no município

Publicado em 28/04/2022
Por Redação
FA-IMG-afa6a85dcfe0dc498930.jpg
FA-IMG-afa6a85dcfe0dc498930.jpg
Autoridades participam do lançamento/Folha Atual

A Prefeitura de Isaías Coelho, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira, 27 de abril, na sede do CREAS, zona urbana do munícipio, o lançamento do Projeto Piauí Inclusivo.

Confira AQUI mais imagens!

O referido projeto foi lançado no Piauí no dia 21 de setembro de 2021, com o objetivo de conhecer a realidade existente no estado, quanto as pessoas com deficiência, e a partir daí, buscar soluções por meio de ações de inclusão.

Para o lançamento, a equipe da Assistência Social convidou as famílias que têm filhos com deficiência, oportunidade em que houve o cadastro dos mesmos no referido projeto.

O encontro foi aberto com as boas-vindas da secretária de Assistência Social, Maria do Espírito Santo, sendo seguida com um momento orante conduzido pela psicóloga do CREAS, Marta Leite.

Espírito Santo deu boas-vindas para participantes

Marta Leite conduziu momento orante

Em seguida a psicóloga do CRAS, Alla Nani, fez a apresentação do projeto Piauí Inclusivo.

Alla Nani explanou sobre o projeto

Na oportunidade, a secretária de saúde – Crizangela Campos – anunciou a aquisição de uma Van por parte da gestão municipal para o transporte das pessoas com deficiência que precisam se deslocar para tratamento de reabilitação no município de Picos.

Crizangela Campos, secretária de saúde

A supervisora de ensino, Gardênia Mauriz, aproveitou também para fazer o anuncio de uma formação com a equipe gestora, professores e profissionais de apoio, que acontecerá no próximo sábado, 30 de abril, com o tema “Educação Inclusiva, fazer docente”.

Gardênia Mauriz, supervisora de ensino

“Um momento emocionante, onde presenciamos as famílias acompanhando seus filhos e vindo participar deste encontro. A gestão do prefeito Francisco Eudes preza pela inclusão de todas as pessoas, em especial, as com deficiência, Estaremos sempre a disposição destas pessoas para ouvi-las e atendê-las”, disse Espírito Santo.

O momento marcante do encontrou foi quando as mães de crianças com deficiência expressaram a vivencia com seus filhos. No final foi servido um lanche para todos os participantes.

Mães expressaram convivência com os filhos especiais

A professora e atual coordenador da Educação Inclusiva, Josilene Cavalcante, falou da sua experiência com o seu filho, Gil Segundo, destacando a importância da inclusão.

Já a psicóloga, Bernadete Barbosa, mãe de Zahara, deixou uma mensagem emocionante por meio de um depoimento sobre “Ser Mãe Especial”.

Psicóloga Bernadete Barbosa apresentou depoimento

Veja na íntegra o depoimento:

Ser Mãe Especial

Ter um filho especial é algo único. Nos acorda para um novo mundo. Cheio de dúvidas, de ideias. Um mundo que só quem tem um filho especial conhece. É como se tudo o que você tivesse ouvido, tudo o que te ensinaram, não existisse. Aquele BE-A-BÁ sobre como criar bebês não funciona! É um mundo seu e do seu filho... e só!

É claro que é possível e necessário inseri-lo no mundo normal. É possível até acha-lo normal, afinal de contas isso é o normal para você. (Principalmente se for o primeiro filho). Só que um olhar especial é fundamental e faz toda a diferença.

Olhar especial é perceber quais são as necessidades reais do seu filho naquele momento, é não desistir, é lutar, é pesquisar, é tentar... é mergulhar nesse universo e ir além. É se aprofundar. Querer e poder caminhar juntos...

Por isso, ser mãe especial É SER ESPECIAL! Temos que ser mais, querer mais, fazer mais... tudo tem que ser potencializado para obtermos resultados gratificantes com nossos filhos. Não importa o que o seu filho tem e nem se tem cura ou não. Tudo que você tentar é válido. Não importa se a resposta é lenta (ou se o seu marido não vê!). O que importa é AGIR e ACREDITAR naquilo que está sendo feito.

Ser mãe especial é ser ESPECIAL, pois, além de tudo o que passamos, ainda somos nós mesmas, ainda temos as nossas vidas, os nossos problemas, as nossas lutas, independentemente dos nossos filhos. É claro que eles se tornam a prioridade, mas ao mesmo tempo temos que conciliar tudo. Ser mãe especial é: ser mãe, ser mulher, ser profissional. É pesquisar, correr atrás, amar, lutar, se empenhar, acreditar, perguntar...

Ser mãe especial é aceitar o seu maior presente: um filho que depende muito de você. E que veio para você, você foi a escolhida e, certamente, vai dar conta do recado!

Eu adoro SER MÃE ESPECIAL... (e, diga-se de passagem, não trocaria a minha filha por nenhuma outra).

Bernadete Barbos

 

Comentários