Sábado, 05 de Outubro de 2024

Prefeito Eudes emite Nota de Pesar pelo falecimento do médico e escritor fronteirense, Edgar Pereira

Publicado em 24/04/2022
Por Redação
FA-IMG-298d41713270a29a10da.jpg
FA-IMG-298d41713270a29a10da.jpg
Edgar Pereira prestou relevantes serviços ao município/Divulgação

Após ter conhecimento do falecimento do médico e escritor fronteirense, Edgar Pereira, 96 anos, que veio a óbito na madrugada deste domingo, 24 de abril, em Teresina, vítima de uma parada cardiorrespiratória, o prefeito de Fronteiras – Eudes Agripino Ribeiro – emitiu uma Nota de Pesar em razão do falecimento.

Edvar Pereira, que era tio do ex-prefeito de Fronteiras, Dr. Marcelo Aquiles, foi o primeiro médico do município, onde prestou relevantes serviços.

”Recebemos com enorme tristeza, a notícia do falecimento de Dr. Edgar Pereira, primeiro médico fronteirense, escritor renomado e pai do Dr. Edgar Filho e Dra. Lucine, aos 96 anos. Lamentamos profundamente a partida deste filho ilustre que teve uma nobre missão de salvar vidas. Pedimos a Deus Nosso Senhor que o receba em seu reino e conforte a todos.” disse o gestor por meio da Nota de Pesar.

Nota de Pesar emitida pelo prefeito

O velório de Edgar Pereira aconteceu durante este domingo, em Teresina, onde residia. O sepultamento aconteceu no final da tarde, no cemitério Jardim da Ressurreição, também na capital.

Breve histórico de Edgar Pereira:

O médico e escritor Edgar era o único filho homem de Norberto Ângelo Pereira e Antônia Batista de Sousa, sendo suas irmãs Joaquina (Quinô) in memoriam; Maria (Marieta) in memoriam; Neomísia; Francisca (Guidé) e Teresinha.

Edgar Pereira nasceu em Fronteiras- PI, em 27 de fevereiro de 1926. Foi casado com Iara de Moura Pereira Santos (in memoriam), com quem teve dois filhos: Edgar Filho (médico) e Lucine (Analista do TCE). Estudou no Seminário dos Jesuítas de Baturité – CE, onde andou quase se ordenando a padre, posteriormente, foi estudar em Recife – PE, onde formou-se em Medicina, especializando-se em Medicina Tropical, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1954.

Iniciou sua vida profissional em Fronteiras - PI, sua terra natal, onde outrora foi nomeado médico da Previdência Social e do DNOCS. O mesmo contribuiu para a construção do Açude Barreiras (DNOCS), bem como a criação do FUNRURAL e também do HOSPITAL ESTADUAL NORBERTO ÂNGELO PEREIRA (HENAP), hoje municipalizado.

Dr. Edgar também contribuiu de forma incisiva para convencer o Grupo João Santos a instalar uma fábrica de cimento de seu grupo no município, onde a mesma se chama Itapissuma.

Em sua atuação profissional na capital piauiense, foi um dos fundadores do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), onde trabalhou muitos anos como médico do DNOCS e também diretor do Hospital São Marcos, além de ter prestado relevantes serviços à comunidade teresinense como médico humanitário, salvando vidas.

Como escritor, Edgar deixou vários livros publicados, muitos deles falando de sua terra amada com bastante propriedade e maestria.

O mesmo pertencia a Academia Médica Piauiense, entre outras. Era um homem culto e amante da literatura que escreveu uma bela história como um cidadão interiorano que venceu na capital e deixou esse grande legado.

 

Comentários