Domingo, 13 de Outubro de 2024

Buracos e poeira prejudicam comércio nas vias laterais do Bairro Bomba

Publicado em 23/04/2022
Por Redação
FA-IMG-80e0b7d320d6a9c25444.jpg
FA-IMG-80e0b7d320d6a9c25444.jpg
Situação das laterais na Bomba é bastante crítica/Folha Atual

A tão sonhada obra de recapeamento asfáltico das vias laterais da BR-316, na altura do bairro Bomba, no município de Picos, ainda não se tornou realidade. Buraco, poeira, lama, são estas as condições que comerciantes e a população que transita pelo trecho enfrentam diariamente.

A situação tem prejudicado o comércio, tendo em vista que o fluxo de pessoas circulando no local tende a diminuir. Em meio a este grave problema e apesar dos anúncios constantes de recuperação das vias, na prática nada se concretizou.

A reportagem do Jornal Folha Atual entrevistou comerciantes que há décadas empreendem no bairro Bomba. O posicionamento destes é um só: descrença que a situação seja resolvida.

Um dos entrevistados é Gilvan Neto, onde sua família há 50 anos se dedica ao comércio do bairro Bomba. Ele ressalta que a situação precária das vias laterais traz uma imagem “feia e de descaso” da cidade de Picos, tendo em vista que a área é um importante centro comercial por onde trafegam pessoas do Brasil inteiro.

Gilvan Neto, comerciante

“Essa situação tem prejudicado muito a gente. Já se tem falado muito dessas laterais e a gente vai perdendo as esperanças que isso aqui seja feito. A situação é precária, é buraco, é poeira, é lama. O prefeito já prometeu, o diretor do DNIT já prometeu e nada foi feito. Não sabemos nem mais a quem recorrer porque somos informados que aqui é de responsabilidade do Governo Federal, mas só tem muita conversa. Nada é feito e já estamos vivenciando esse problema há anos”, disse Gilvan Neto.

Quem também reivindica melhorias nas vias laterais é o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Picos (CDL) e empresário, Valdir Sales. O mesmo ressalta que constantemente tem buscado apoio para que o problema seja resolvido, mas falta ação do poder público e dos órgãos competentes.

“A situação hoje na Bomba é crítica, tá prejudicando muito o comércio porque é uma área de lojas de auto peças, restaurantes, postos de combustíveis. Não temos mais a quem recorrer e não sabemos mais como recorrer para resolver esse problema. Há dois anos estamos sofrendo com essa situação diuturnamente. As fachadas dos comércios as pessoas não conseguem mais ler com tanta poeira e buracos imensos. Por conta dessas condições, os clientes realmente desaparecem, só vão comprar se necessário”, pontuou.

Valdir Sales, presidente da CDL

A restauração e manutenção das vias laterais da BR-316 é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A deterioração das mesmas, no perímetro urbano de Picos, ocorreu após uma obra de drenagem que foi concluída há pouco mais de ano.

Após a conclusão da obra de drenagem, em outubro de 2020 foi iniciada a obra de recapeamento asfáltico, no trecho do bairro da Paraibinha. Com o passar do tempo, o serviço de restauração chegou até o bairro Boa Sorte. Nesse período, os trabalhos foram paralisados e retomados em agosto de 2021, porém nenhuma ação de restauração do asfalto foi executada no bairro Bomba.

 

Comentários