Os sintomas de pressão alta como tontura, visão embaçada, dor de cabeça ou dor na nuca geralmente só surgem quando a pressão aumenta muito rapidamente, como acontece em situação de intenso estresse, após o uso de algum medicamento ou utilização de algum tipo de droga.
Nos casos de pressão alta (hipertensão), em que a pressão vai aumentando gradualmente ao longo dos anos devido a maus hábitos, é pouco comum que surjam sintomas, já que o corpo vai se adaptando gradualmente, o que faz com que a pressão alta seja considerada uma "doença silenciosa".
Por isso, se se desconfiar que se tem pressão alta, o melhor a fazer é medir a pressão sanguínea com um aparelho próprio, em casa ou na farmácia, para verificar se a pressão realmente está mais alta que o recomendado (140x90 mmHg).
Principais sintomas
Os sintomas que podem indicar que a pressão está muito alta podem ser:
Estes sintomas geralmente surgem quando a pressão está muito alta e, neste caso, o que se deve fazer é ir ao pronto-socorro imediatamente ou tomar o remédio receitado pelo cardiologista, imediatamente. Apesar da pressão alta ser uma doença silenciosa, ela pode provocar problemas de saúde graves, como insuficiência cardíaca, AVC ou perda de visão e, por isso, é indicado verificar a pressão arterial pelo menos 1 vez por ano.
O que fazer numa crise de pressão alta
Quando a pressão sobe repentinamente, e surgem sintomas como dor de cabeça especialmente na nuca, sonolência, dificuldade para respirar e visão dupla é importante tomar os remédios receitados pelo médico e repousar, tentando relaxar. Porém, caso a pressão alta se mantenha superior a 140/90 mmHg após uma hora, é indicado ir ao hospital para tomar anti-hipertensivos na veia.
Caso a pressão alta não resulte em sintomas, pode-se tomar um copo de suco de laranja feito na hora e tentar relaxar. Após 1 hora da ingestão do suco, deve-se medir a pressão novamente e, caso ainda esteja elevada, é recomendado ir ao hospital para que seja indicada a melhor forma de diminuir a pressão.
Fonte: Tua Saúde