Domingo, 13 de Outubro de 2024

Semana Santa movimenta o comércio de chocolates e intensifica o empreendedorismo de Picos

Publicado em 15/04/2022
Por Redação
FA-IMG-0db58d5ea8e18d87ec0c.jpg
FA-IMG-0db58d5ea8e18d87ec0c.jpg
Ovos de chocolate/Danilo Eliéser

Com a chegada da Páscoa, a venda de chocolates tem aumento gradativo em todo o país. A procura pela guloseima faz parte de uma tradição anual, utilizada para o consumo próprio e para presentear pessoas importantes com chocolates em barras, bombons e os tradicionais ovos de páscoa.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa é de que as vendas para a Páscoa no Brasil cheguem a R$ 2,16 bilhões neste ano.

Em Picos, a comercialização do item vem apresentando bons resultados e inserindo novos produtores de chocolates personalizados na região. 

A agricultora, Marinete Holanda, viu na produção de chocolates uma possibilidade de crescimento de renda, e já trabalha há cerca de 23 páscoas produzindo ovos de chocolate de colher e tradicionais.

"Eu sou agricultora, mas nesse período eu trabalho com chocolate para ter uma renda extra. Passo o ano inteiro esperando essa época chegar, pois o comércio da região é bem forte nesse tipo de venda. No início da pandemia, ficamos um pouco preocupados sem saber como seriam nossas vendas, mas hoje vejo que nada foi afetado. Se duvidar, eu acho que os números até aumentaram", relatou.

Marinete de Sousa Holanda Luz (Foto: Danilo Eliéser)

 

Marinete ainda destacou que a maior quantidade dos chocolates produzidos no município são para encomendas particulares para consumo ou presente, enquanto os municípios menores possuem uma demanda maior de chocolates para mercados.

"Nós temos uma clientela forte nos municípios próximos de Picos. Atendemos uma demanda que passa por São João da Canabrava, Monsenhor Hipólito, Caldeirão Grande, Alegrete do Piauí, entre outras cidades. Primeiro, eu e meu marido vamos aos locais para fazermos as vendas, depois retornamos apenas para fazermos as entregas", completou.

Aualmente, a agricultora produz uma média de 400 quilos de chocolate por encomenda, o que equivale há cerca de 1,600 ovos de páscoa de 250 gramas. Sobre a preferência por parte dos clientes, Marinete destacou que o chocolate ao leite continua sendo o mais procurado pelo público, enquanto o chocolate branco corresponde à cerca de apenas 5% dos pedidos.

 

Veja mais fotos:

Por: Danilo Eliéser

Comentários