Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Piauí é o estado que menos se usa cinto de segurança

Publicado em 08/04/2022
Por Redação
FA-IMG-ca2b6c1ecf6b424e62ce.jpg
FA-IMG-ca2b6c1ecf6b424e62ce.jpg
Cinto de segurança é usado como medida de proteção própria e dos outros/Reprodução

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 54,9% das pessoas com 18 anos ou mais que dirigem ou que andam no banco da frente de veículos usam sinto de segurança no Piauí. O número é ainda menor no banco de trás, onde apenas 35,2% dos passageiros fazem uso do item de segurança.

Com os altos números, o Piauí se tornou o estado que menos usa cinto de segurança no País.

Os dados foram contabilizados em 2019, mas só ganharam repercussão após o acidente do ex-BBB Rodrigo Mussi, que está internado desde o dia 31 de março, após ser arremessado de um carro de aplicativo durante colisão com um caminhão, em São Paulo (SP).

Na ocasião, o motorista usava cinto de segurança e saiu ileso do acidente, enquanto o ex-BBB, que estava no banco de trás, sem cinto, sofreu traumatismo craniano, uma fratura na perna direita e lesões na coluna. Além disso, Rodrigo precisou passar por cirurgias e se encontra em quadro grave.

Segundo o artigo 65 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes de um veículo. O descumprimento da regra é considerado uma infração grave, ocasionando multa de R$ 195,23.

No Piauí, 2.540 pessoas foram flagradas sem cinto de segurança, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no ano de 2021. Neste ano, o número já atingiu 903 flagrantes.

Por: Danilo Eliéser

Comentários