Domingo, 06 de Outubro de 2024

Número de casos de AIDS no Piauí cresce para quase 900 em três anos

Publicado em 17/09/2013
Por Jailson Dias
fc913b6d66e240de8d024803c084.jpg
fc913b6d66e240de8d024803c084.jpg
Casos crescentes de Aids /Divulgação

O número de pessoas portadoras do vírus da AIDS vem crescendo em todo o estado do Piauí, segundo detectou a Secretária Estadual de Saúde (Sesapi).  A contastação veio a partir dos registros dos testes feitos pelas pessoas nas Unidades de Saúde do Estado, nos últimos três anos. Os números contrariam a queda de pessoas infectadas com o vírus registrada no País pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e divulgado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a coordenadora de doenças sexualmente transmissíveis da SESAPI, Karina Amorim esse crescimento é devido ao maior acesso a população ao diagnóstico. “Muitas pessoas possuíam o vírus há algum tempo, mas só de cinco anos para cá é que se intensificou o diagnóstico no Estado, o que fez crescer a população de infectados”, explica.

De 2010 para cá, já foram registrados quase 900 casos de pessoas infectadas com o vírus da AIDS, no Piauí. Sendo registrado um crescimento maior em mulheres, adolescente e idoso. "Não sabemos ao certo qual fator levou a esse aumento de casos nesses três grupos, mas podemos dizer que a maioria é devido a práticas sexuais sem uso de preservativos”, ressalta a coordenadora.

A Secretária Estadual de Saúde, também está desenvolvendo uma campanha nos presídios do Estado, para que os detentos recebam atendimento voltado para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST). “Queremos levar essas ações para conscientizar os presos e evitar que tenha crescimento dessas doenças entre os presidiários, também estamos começando a treinar as equipes de Saúde da Família para que possam fazer o diagnóstico rápido nos PSF’s”, lembra Karina Amorim.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, já são 600 mil pessoas diagnosticada com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. As regiões que apresentam maior crescimento desses números são o Norte e Nordeste do país.

Fonte: PortalAz

Amanda Dourado

Comentários