Quarta-Feira, 12 de Novembro de 2025

Nomofobia: Confira 5 dicas para perceber se você é dependente do celular

Publicado em 06/04/2022
Por Redação
FA-IMG-7bd49f4c2fad02da5d26.jpg
FA-IMG-7bd49f4c2fad02da5d26.jpg
Dependência de aparelhos eletrônicos/Pixabay

O medo de ficar sem o celular é algo comum entre as pessoas, mas quando esse sentimento se torna uma dependência, seguida de angústia e ansiedade é um sinal de alerta que pode se transformar em uma fobia. A nomofobia é uma doença identificada principalmente em pré-adolescentes e adolescentes, já que esse público é o que mais consome tecnologia e fica por mais tempo nas redes sociais.

Segundo a psicóloga Danúbia Pires, é importante verificar até que ponto o uso do celular pode mexer e afetar a vida da pessoa.  "É interessante a gente ver até que ponto isso mexe com minha vida. A partir do momento que eu deixo de fazer outras coisas como sair de casa, de socializar, de acordar na madrugada para ver o celular. Se isso mexe com a sua vida a esse ponto, é hora de ligar o sinal de alerta.", explica.


5  dicas para perceber se você é dependente do celular
 

- Sentir ansiedade quando fica muito tempo sem o usar o celular;

- Necessitar fazer várias pausas no trabalho para utilizar o celular;

- Acordar no meio da noite para ir no celular;

- Carregar frequentemente o celular para garantir que se tem bateria

- Verificar o telefone frequentemente para ser checar notificações;


Ainda de acordo com a especialista, a única alternativa para se livrar do problema é diminuir o tempo de uso do aparelho eletrônico.

"O primeiro de tudo é diminuir a quantidade tempo que se passa no celular e colocar prioridades na sua rotina. Se pergunte: o que é mais importante pra mim? Quando se trata de adolescentes e crianças a verificação deve ser ainda maior porque eles já nasceram nesse meio informatizado. Então, a possibilidade de isso se tornar uma angústia diante desse aparelho é muito maior", orienta a psicóloga.

Fonte: Cidade Verde

Comentários