A noite da terça-feira (01/10) foi de muitas atrações artísticas no município de São Julião, quando, através da Secretaria de Cultura, a população pôde assistir inúmeras apresentações do projeto: “Teia Cultural Mandacaru Artes”. As apresentações artísticas aconteceram na calçada da Igreja do povoado Mandacaru, após a celebração da sétima noite de novena dos festejos de São Francisco de Assis.
De acordo com a coordenadora do evento, secretária de Cultura Maria Cândida, nesse ano houve a tentativa de juntar a cultura religiosa, com a popular, explorando o sentimento de identidade. “Nós fizemos essa programação com a participação de outros municípios, onde apresentaram suas potencialidades culturais”, declarou.
Além da apresentação dos poetas e escritores Vilebaldo Rocha e Nonato Fontes, também se apresentaram grupos culturais de Campo Grande do Piauí, Alegrete do Piauí e Vila Nova. “São vínculos que temos, um tecer cultural que seja mais próximo”, explicou a secretária.
O prefeito de São Julião, Zé Neci, acompanhou todo o evento. Na ocasião esteve ainda presente ao evento a primeira-dama Rufina Isabel, os vereadores Né Rocha, Renaldinho e Neto de Afonso, além de um grande número de fiéis que participaram da novena-missa.
FESTEJO DO PADROEIRO
Com o tema: “São Francisco de Assis um homem de fé, um jeito jovem de evangelizar”, teve início no dia 25 de setembro, o 54º Festejo de São Francisco de Assis, padroeiro do povoado Mandacaru, em São Julião. Após as nove noites de novena, a comunidade católica é convidada a participar da Missa Solene da Festa em honra ao padroeiro a partir das 08h00 desta sexta-feira, 04. Em seguida haverá a procissão pelas ruas do povoado.
Na última de sexta-feira, dia 27 de setembro de 2013, a equipe do CRAS realizou um evento em comemoração ao Dia do Idoso (Fotos abaixo). Com o objetivo de valorizar e homenagear a terceira idade, a programação contou com palestras dos profissionais de nutrição e psicologia e com a realização de dinâmicas de integração. Há dez anos, a data é comemorada nacionalmente no dia 1º de outubro, em razão da criação do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741 de 01 de Outubro de 2003), que veio para assegurar os direitos das pessoas com 60 anos ou mais de idade.
Fonte: Portal São Julião