Domingo, 13 de Outubro de 2024

Casos de adulteração de combustíveis aumentam em Picos

Publicado em 01/04/2022
Por Redação
FA-IMG-a35419a6ad8b9a61bb9a.jpg
FA-IMG-a35419a6ad8b9a61bb9a.jpg
Gasolina adulterada/Folha Atual

Se abastecer o veículo já é uma dificuldade em razão do preço dos combustíveis, imagina só quando ocorre adulteração. Na presente semana, a reportagem do Folha Atual foi procurada por um consumidor que destacou esta prática criminosa em postos da cidade de Picos.

O consumidor que não teve a identidade revelada, informou que abasteceu sua motocicleta em posto de combustíveis do bairro Ipueiras. Após trafegar por alguns minutos o veículo parou de funcionar. Já ciente que poderia ser um caso de adulteração retirou todo o combustível e para sua surpresa havia mais água do que gasolina.

“Já é a segunda vez que passo por isso. Abasteci a moto com gasolina e o veículo foi perdendo força até parar. Como já estou ciente desse problema de adulteração, retirei todo o combustível e havia mais água do que gasolina”, disse.

Retirada de combustível

Adulteração de combustível é crime, uma vez que a prática enganosa compromete a qualidade do combustível vendido (burlando toda a regulamentação que existe por trás), algo que ocasiona em mal funcionamento e dano material para o veículo.

O gerente de uma loja de revendedora de carros também informou que vários clientes também já foram vítimas de adulteração de combustíveis. Na maioria dos casos é preciso levar até a oficina para reparos no sistema mecânico.

“Já vendemos alguns carros em que os clientes tiveram prejuízos após abastecer com combustível adulterado. Em alguns casos precisou de reparo no sistema mecânico”, informou.

Como denunciar?

O primeiro passo para denunciar fraude de combustíveis é sempre solicitar ao estabelecimento a nota fiscal do abastecimento. Para formalizar a sua reivindicação, o consumidor pode recorrer às seguintes instituições:

Procon

O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) é um dos principais órgãos de defesa do consumidor e o mais acessado. Neste caso, a denúncia deve ser feita no estado da região do consumidor ou, então, no Procon do estado em que o estabelecimento está alocado.

Inmetro

Outro meio de registrar denúncia em relação a fraudes na hora de abastecer é diretamente ao Inmetro. Nesse caso, o órgão é mais indicado para casos onde há problemas com a quantidade de combustível com a qual o veículo foi abastecido.

Assim, é possível acessar e registrar o chamado por meio do site da Ouvidoria (aqui). Ou, então, pelo telefone, através do número 0800 285 1818 (de segunda a sexta-feira, das 9 h às 17 h – a ligação é gratuita).

ANP

Já se o problema foi com a qualidade do combustível, o mais recomendado é reportar o problema à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Para isso, existe o atendimento online do Fale Conosco.

Também, é possível registrar a denúncia por meio do telefone: 0800 970 0267 (de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 h – a ligação é gratuita).

Comentários