Domingo, 13 de Outubro de 2024

Covid-19: Picos inicia vacinação da 4° dose para pessoas imunossuprimidas

Publicado em 22/03/2022
Por Redação
FA-IMG-5830286af104188d3766.jpg
FA-IMG-5830286af104188d3766.jpg
Vacinação de pessoas Imunossuprimidas/Reprodução

O município de Picos iniciou na manhã dessa terça-feira, 22 de março, a vacinação da 4° dose contra a Covid-19. Até o momento, as vacinas foram liberadas apenas para o grupo de pessoas imunossuprimidas, compostas por pessoas com HIV, câncer, doença renal crônica ou que fazem tratamentos e uso de medicações imunossupressoras.

A vacinação ocorreu sede do CIEM e no Picoense Clube, entre às 8:00h e3 12:00 horas, onde foi necessário a apresentação do CPF, Cartão do SUS e cartão de vacina.

Segundo a coordenadora de Imunização, Mariana Fontes, a 4° dose só pode ser aplicada 4 meses após o recebimento da dose adicional.

“Quando as pessoas imunossuprimidas receberam a primeira e a segunda dose da vacina, a dose adicional foi liberada para elas com o intervalo de 28 dias a partir da segunda. Agora a quarta dose está sendo aplicada 4 meses após a dose adicional”, destacou.

A coordenadora ainda reforçou que as pessoas que foram vacinadas como imunossuprimidas, tiveram seus cadastros vinculados ao grupo etário. Com isso, a equipe responsável pela vacinação consegue acessar no sistema e confirmar a imunossupressão.

“Quando colocamos o cartão do SUS ou CPF no nosso sistema, nós conseguimos ver se a pessoa é imunossuprimida ou não, mas se um profissional de saúde que for imunossuprimido tiver sido vacinado no grupo de profissionais, ele deve levar um laudo médico que comprove a sua situação”, reforçou.

De acordo com a coordenadora, o Ministério da Saúde ainda não liberou a quarta dose da vacina para a população em geral. Até o momento, o município segue com a aplicação da terceira dose para as pessoas que já completaram o esquema vacinal da primeira e segunda dose.

Ao longo da semana também ocorrerá a repescagem para aplicação da primeira e segunda dose de vacina para as pessoas que ainda não tomaram.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários