Os transtornos mentais são síndromes que tem atingido diversas pessoas, e que afetam a forma como estas pensam, sentem e até mesmo se relacionam. Entre esses transtornos estão à ansiedade e depressão, que podem ser potencializados pelo uso das redes sociais. Sobre este tema, a reportagem do Folha Atual entrevistou a psicóloga Ana Raíla Arrais de Sousa, que fez uma alerta para esta realidade social.
Os casos de ansiedade e depressão têm aumentado de forma significativa nos últimos anos e vários fatores podem ter contribuído para esses números, incluindo a própria pandemia da Covid-19 que impactou as pessoas de maneiras distintas.
As redes sociais também podem influenciar nestes números a partir do momento em que provocam sofrimento ou angústia, e ao se mostrarem como campo fértil para o vasto compartilhamento de informações e/ou conteúdos poluídos.
Segundo a psicóloga Ana Raíla, o aconselhável é que as pessoas cuidem da saúde mental. A profissional da Saúde também afirmou a importância de se submeter à psicoterapia.
“O ser humano é holístico, não dá para cuidar de forma separada como se pensava em idades anteriores, hoje se estuda e se entende que o ser humano precisa ser cuidado na sua integralidade e a saúde mental não está fora disso, inclusive existem as doenças somáticas que surgem a partir de gatilhos mentais, psicológicos” disse a psicóloga.
Ana Raíla Arrais de Sousa enfatiza ainda a importância do diagnóstico destes transtornos mentais quando se busca ajuda profissional.
“Eu oriento a pessoa a procurar os serviços e se ela não consegue pedir ajuda desse serviço sozinha, que algum familiar faça isso por ela” afirmou a psicóloga.
Alguns sintomas da Ansiedade:
Alguns sintomas de depressão:
Por Renata Arrais, estagiária da Uespi.